Alabama

mapaALABAMA — Um dos cinquenta estados norte-americanos. Situa-se no sudeste dos Estados Unidos. Limita-se ao norte com o Estado do Tennessee, ao leste com o Estado da Geórgia, ao oeste com o Estado do Mississipi e ao sul com o Estado da Flórida e o Golfo do México. Ocupa uma área de 135,8 mil quilômetros quadrados. Tem 5,024 milhões de habitantes. O nome é uma homenagem à tribo indígena alibamu, a habitante originária do território. O estado possui 460 cidades incorporadas. A capital é a cidade de Montgomery, situada na região central.

O estado foi incorporado pela União no dia 14 de dezembro de 1819. Tornou-se o vigésimo segundo estado. Anteriormente, o território era parte do do Estado do Mississippi. Depois do seu reconhecimento como estado, declarou sua saída da União em janeiro de 1861, juntando-se aos Estados Confederados da América durante a Guerra Civil Americana. Após a derrota dos Confederados, foi readmitido pela união em 1868. O processo de incorporação envolveu a criação de um governo estadual, a elaboração de uma constituição estadual e a aprovação da mesma pelo congresso americano, além do cumprimento de outros requisitos legais estabelecidos pelo governo federal.  

O relevo do território caracteriza-se por uma diversidade de paisagens, incluindo planícies costeiras, planaltos e montanhas. Na hidrografia, destaca-se o Rio Alabama. Ele atravessa todo o estado, influenciando assim na paisagem e na economia local. A economia do Alabama baseia-se essencialmente no setor industrial, com destaque para a indústria automobilística. O estado produz 1,3 milhão de veículos por ano. Estão lá fábricas da alemã Mercedes-Benz, da sul-coraana Hyundai e da japonesa Honda. No turismo, oferece aos visitantes cidades históricas e praias na orla do Golfo do México. O Produto Interno Bruto do estado soma US$ 277 bilhões. Representa 1% do PIB nacional. O Alabama é berço de diversas personalidades americanas, com destaque para o cantor Nat King Cole.

Referência

natNAT KING COLE — Nome artístico do Nathaniel Adams Coles. Ele nasceu no dia 17 de março de 1919 na cidade de Montgomery no Estado do Alabama nos Estados Unidos. Morreu no dia 15 de fevereiro de 1965. Foi cantor e pianista de jazz. Antes de enveredar pela música, trabalhou como açougueiro e foi diácono da Igreja Batista. Começou a carreira artística em 1943. O primeiro disco vendeu cerca de 500 mil cópias, o que o colocou no topo dos principais cantores americanos. Gravou diversos álbuns de estúdio. De acordo com os números do mercado, estima-se que tenha vendido mais de 150 milhões de discos na carreira. Como ator são vinte e dois filmes no currículo.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados