Menés

NemésMENÉS — Tradicionalmente considerado o primeiro faraó do Egito. Ele unificou o Alto Egito e o Baixo Egito por volta do ano 3100 antes da Era Cristã. Fundou a Primeira Dinastia e fez da cidade de Mênfis a capital. No entanto, há um debate entre egiptólogos, com muitos identificando-o com o rei Narmer, que também é creditado por essa unificação. O Nemés, aliás, aparece em artefatos arqueológicos como a famosa Paleta de Narmer. Registros históricos indicam que ele governou por cerca de trinta anos. Teria morrido atacado por um hipopótamo. O Menés é considerado um personagem fundamental na história egípcia por ter consolidado o poder administrativo centralizado e por ter fundada a era das dinastias.

Egito

A civilização egípcia começou a ser formada há cerca de cinco mil anos. A primeira dinastia de faraós foi instalada em 3500 antes da Era Cristã. Teve entre 170 e 200 faraós ao longo de aproximadamente três mil anos de história, distribuídos por trinta e uma dinastias. A cronologia oficial, baseada no historiador Mâneto, começa por volta de 3100 a.C. com Menés (ou Narmer) e termina com a ocupação romana no ano 30 a.C. A Cleópatra 7.ª foi a última governante notável. Os historiadores contabilizam os faraós baseando-se em documentos como a Pedra de Palermo, a Lista Real de Abidos e o Papiro de Turim.

Após a dominação romana, o Egito passou para o controle do Império Bizantino e, em seguida, foi conquistado pelo Califado Rashidun, iniciando a era islâmica. O território sofreu intensa cristianização, com templos pagãos fechados no Século 4, antes de se tornar uma província islâmica sob governos árabes, fatímidas e mamelucos até 1517. Entre 1517 e 1798 figurou como uma província do Império Otomano, enviando tributos anuais a Constantinopla, período marcado por instabilidade e ataques de beduínos. Depois de ficar sob o domínio da França (Napoleão Bonaparte) até 1805, conquistou independência com a dinastia de Muhammad Ali. Mas voltou a ser ocupado pelo Império Britânico em 1922. Alcançou a independência definitiva em 1953.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados