27/01/2021 — O filme “O Exterminador do Futuro 2” estreou nos cinemas brasileiros no dia 30 de agosto de 1991. Esteve longe de ser uma simples continuação do primeiro filme lançado m 1984. Além dos efeitos espetaculares, foi o filme mais caro da história até então, com custo de produção em torno dos US$ 85 milhões.
A extravagância futurística realizada pelo diretor James Cameron trouxe de volta o Arnold Schwarzenegger no papel de um andróide. O desempenho dele mostrou-se impecável. Nos quase oito anos que separam os dois filmes, o “rei dos músculos” tornou-se um ator convincente. Desta vez, ele foi enviado ao passado para salvar o menino John Connor (Edward Furlong). Já com doze anos, o garoto foi treinado pela mãe Sarah Connor (Linda Hamilton) para ser o futuro líder rebelde da resistência contra o vilão Skinet, comandante dos mais avançados modelos de exterminadores.
Os T 1000 são supercomputadores capazes de se dissolverem e assumir formas inimagináveis perante os olhos incrédulos da plateia. Nesse ponto, o filme realiza uma proeza: a sofisticação das trucagens, de tão integradas à ação, afastam as características de efeitos especiais comuns. Além do Schwarzenegger agora como “mocinho”, destaque para o arrepiante Robert Patrick na pele do robô T 1000 e para a brilhante trilha com a participação do grupo Guns N´Roses. Na bilheteria mundial, o “O Exterminador 2” fez US$ 520,9 milhões. Além desta, o filme teve sequências em 2003, 2015 e 2019.
Ficha técnica
DIREÇÃO James Cameron
ROTEIRO William Wisher
PRODUÇÃO Carolco Pictures
TRILHA SONORA Brad Fiedel
FOTOGRAFIA Adam Greenberg
MONTAGEM Conrad Buff e outros
DIREÇÃO DE ARTE Joseph P. Lucky
FIGURINOS Marlene Stewart
DISTRIBUIÇÃO TriStar Columbia