01Tenji

TENJI KSAURAGI nasceu no dia dez de junho de 626 e morreu em dia e ano incertos de 672. Era filho do imperador Jomei com a imperatriz Saimei. Desde cedo foi preparado para assumir o império. Como príncipe teve papel crucial no fim do controle quase absoluto que o Clã Soga exercia sobre a Casa Imperial. Depois de eliminar os membros desse clã em 644 recebeu oficialmente a nomeação como herdeiro do trono.

Logo em seguida, como mandava a tradição japonesa, contraiu matrimônio com a filha de um poderoso aliado da família. Com a abdicação da imperatriz Saimei em 661, assumiu o trono com trinta e cinco anos de idade com o nome “Tenji”. Reinou até 672. Entre as suas principais realizações está a construção do palácio na Província de Ōmi. Em 662 decretou a compilação do primeiro código legal japonês, livro conhecido pelos historiadores como Ritsuryō Kiomihara. Esse tratado de leis não era muito extenso, mas serviu de base para a publicação do Código Taihō de 701.

Esse novo código estabeleceu as diretrizes administrativas do império a partir de então. O imperador se tornou particularmente ativo em desenvolver instituições militares que seriam estabelecidas durante as Reformas Taika, um conjunto de doutrinas que tratou inclusive de uma ampla reforma agrária. Após a sua morte em 672 desencadeou-se uma disputa pela sucessão entre os catorze filhos. Finalmente saiu-se vencedor o príncipe Ōtomo, o futuro imperador Kobun. O imperador Tenji é tradicionalmente venerado num memorial no santuário xintoísta na cidade de Kioto. A Agência da Casa Imperial designa o local como Mausoléu de Tenji.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados