a guerra secreta da ciaThe Secret Wars of the CIA

01/10/1987 — O livro mais esperado do ano — “A Guerra Secreta da CIA” — foi publicado originalmente pela Editora Simon & Schuster, de Nova York. De autoria do jornalista Bob Woodward, pretendeu contar os planos secretos da Central de Inteligência dos Estados Unidos para derrubar o coronel Muammar Kadafi, ditador da Líbia. O jornalista ficou famoso aos 29 anos, quando passou para a história da sua profissão cobrindo, juntamente com o colega Carl Bernstein, o envolvimento de funcionários da Casa Branca no escândalo de Watergate, acabando por provocar, pelas denúncias, a renúncia do presidente Richard Nixon. Woodward se atraca, no livro sobre o Kadafi, com mais uma instituição do governo.

Desta vez, seu alvo é a CIA. O objetivo central o livro foi mostrar, com grande riqueza de detalhes e provas, como o governo do Ronald Reagan usava a agência para intervir em outros países. Os métodos iam dos ataques militares a, até, possivelmente, a assassinato de líderes estrangeiros. O período de 1981 a 1987, escolhido pelo jornalista, foi um prato cheio para a investigação. Ele começara a escrever o livro em 1984, com o objetivo de cobrir apenas os primeiros quatro anos da CIA sob o governo Reagan. Mas, na sequência, ficou claro, devido aos fatos relacionados com a Líbia, a Nicarágua e o Irã, que o livro teria de cobrir os anos restantes. O primeiro passo para a confecção do livro foi uma entrevista com Muammar Kadafi. A resenha desse livro foi publicado na Playboy brasileira, edição de outubro de 1987.

bob woodward1Bob Woodward
ROBERT UPSHUR WOODWARD nasceu no dia 26 de março de 1946, na cidade de Geneva, Estado do Illinois, Estados Unidos. Filho de um juiz de direito, estudou história e literatura inglesa. Antes da faculdade, porém, serviu na Marinha, a bordo do navio USS Wight, onde tomou contato com códigos de lançamento nuclear. Foi reformado em 1970, com a patente de tenente. Na sequência, candidatou-se a um emprego no jornal The Washington Post, enquanto estudava na Universidade George Washington. Foi contratado como repórter pelo jornal em 1971.

Desde 1972 foi vencedor de quase todos os grandes prêmios do jornalismo norte-americano, a começar pelo Prêmio Pulitzer. Seu principal trabalho foi a investigação sobre o caso Watergate, que redundou na renúncia do presidente Ricard Nixon. A reportagem se transformou em livro, sendo um dos mais vendidos na época. Também serviu como base para o filme “Todos os Homens do Presidente”, lançado em 1976. Foi vivido nas telas pelo ator Robert Redford. No total, na carreira, escreveu 18 livros sobre a política do seu país. Uma das suas últimas obras foi sobre o ex-presidente Barak Obama, intitulada “O Preço da Política”.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados