hostgator coupon black friday
22 de Janeiro  — Rogério, o campeão da Série B do Brasileirão

22 de Janeiro — Rogério, o campeão da Série B do Brasileirão

O destaque desta data (22/01) vai para o futebolista paranaense ROGÉRIO CENI. Ele está completando 46 anos. Começou a carreira de jogador em 1990, no Sinop Futebol Clube. No mesmo ano, transferiu-se para o São Paulo, onde ficou até 2015, quando encerrou carreira. No tricolor, ganhou a Libertadores da América em 1993 e 2005 e o Mundial de Clubes em 2005, além do Brasileirão de 2006, 2007 e 2008. Como treinador, começou a carreira no próprio São Paulo em 2017, mas não deu certo. Em 2018, assumiu a direção do Fortaleza Esporte Clube, tornando-se campeão da Série B do Brasileirão. Clique no título para conhecer outras personalidades aniversariantes do dia.
Âmpelo deu origem ao mito da videira e da uva

Âmpelo deu origem ao mito da videira e da uva

ÂMPELO — Filho de um sátiro e de uma ninfa, personificava a vinha. Era companheiro do deus do vinho Dioniso. Morreu muito jovem, ferido por um touro ou, segundo outra versão, ao cair de uma videira. Na primeira versão, foi transformado na própria videira. Noutra, a pedido do deus-companheiro, foi colocado no céu sob a forma de uma estrela, a Epsilon Virginis, da Constelação de Virgo. A aparição da estrela no outono marca o início da colheita da uva para a transformação em vinho.
Odhair Thristão: perfil

Odhair Thristão: perfil

ODHAIR THRISTÃO é jornalista e  bacharel em direito. Foi secretário municipal de Governo de Franca entre 2005 e 2008, chefe do controle interno da Prefeitura Municipal da mesma cidade entre 2005 e 2010 e secretário  adjunto de finanças entre 2009 e 2010.  Este site foi construído para discutir assuntos variados, em especial administração pública, cultura, esportes, personalidades, etc. Se o assunto não estiver na página frontal, procure-o com uma palavra-chave em “pesquisar”. Críticas, sugestões e correções são muito bem vindas. Clique no título para ver o perfil completo do autor.
22 de Janeiro  — Rogério, o campeão da Série B do Brasileirão
22 de Janeiro — Rogério, o campeão da Série B do Brasileirão
Âmpelo deu origem ao mito da videira e da uva
Âmpelo deu origem ao mito da videira e da uva
Odhair Thristão: perfil
Odhair Thristão: perfil

adrasto in1Adrasto

Segundo a primeira vertente, foi o rei de Argos. Reconhecendo em Tideu, rei de Calidão, e Polinice, ex-rei de Tebas, os homens que o oráculo designara para seus genros, fê-los casar com suas filhas. Prometeu a Tideu o trono de Argos, e a Polinice a recuperação da coroa de Tebas. Preparou e chefiou a expedição dois Sete Contra Tebas. O adivinho Anfiarau, seu cunhado, fez o possível para evitar a expedição, pois havia previsto um final desastroso da guerra.

Com efeito, os tebanos se saíram viroriosos. Adrasto só escapou da morte graças à velocidade do cavalo Arião, que conseguira de Heracles (Hércules para os romanos). Refugiado em Atenas, regressou ao seu reino auxiliado por Teseu. Mais tarde, voltou a atacar Tebas, obtendo, então, a vitória. Dez anos depois, organizou a chamada expedição dos Epígonos, que mais uma vez conquistou Tebas.Na segunda vertente é apresentado como filho de Heracles. A terceira vertente diz que era um príncipe frígio que, tendo matado involuntariamente o pai, refugiou-se na corte do rei Creso. Este o teria feito preceptor do filho. Numa caçada, Adrasto, sem querer, teria matado o príncipe. Desesperado, teria suicidado-se.

Referências

TEBAS — Capital da Beócia, fundada por Cadmo. Em homenagem a este, foi dado o nome de Cadmeia a uma cidadela ali construída. Ao reinarem sobre Tebas, Anfião e Zeto construíram célebres muralhas. De modo geral, os reis tebanos tiveram trágico destino, como Lábdaco, Édipo, Etéocles e Polinice.


 

Mais Recentes

UP TOGGLE DOWN

Notícias Especiais

mogi x minas
mega sena
franca noticias1
gatas do mes

A Gata do Dia

22 Melanie Winiger

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados