hostgator coupon black friday
19 de Fevereiro — Marta, a rainha do futebol feminino

19 de Fevereiro — Marta, a rainha do futebol feminino

O destaque desta data (19/02) vai para a futebolista alagoana MARTA VIEIRA, que está completando 32 anos. É considerada a “Pelé” do futebol feminino. Ganhou cinco vezes o título de melhor jogadora do mundo: 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010. Começou a carreira em 1999 no CSA do Alagoas e despontou no Vasco da Gama em 2000-2002. Em 2004, foi jogar na Suécia, onde obteve fama mundial. Depois de uma temporada nos Estados Unidos, voltou para Suécia. Em 2017 voltou para os Estados Unidos para defender a equipe do Orlando Pride. Clique no título para conhecer outras personalidades aniversariantes do dia.
Aletes conquistou a cidade de Corinto

Aletes conquistou a cidade de Corinto

Filho do Hipotes e descendente do Héracles (Hércules para os romanos). Nasceu durante a migração dos Heráclidas, donde o nome “Aletes”, que significa “o errante”. Planejando conquistar a cidade de Corinto, consultou o oráculo de Dodona. Este lhe assegurou a vitória, desde que lhe entregasse um torrão da terra a ser conquistada e atacasse a cidade “num dia em que todos usassem coroas”. Ou seja, num dia de festa. Cumpriu regiamente as exigências do oráculo. Auxiliado pela filha do rei Creonte, alcançou o objetivo, reinando entre 1100 a 1067 antes do Cristo. Clique no título para saber mais e para acessar o Dicionário de Mitologia Grega.
Odhair Thristão: perfil

Odhair Thristão: perfil

ODHAIR THRISTÃO é jornalista e  bacharel em direito. Foi secretário municipal de Governo de Franca entre 2005 e 2008, chefe do controle interno da Prefeitura Municipal da mesma cidade entre 2005 e 2010 e secretário  adjunto de finanças entre 2009 e 2010.  Este site foi construído para discutir assuntos variados, em especial administração pública, cultura, esportes, personalidades, etc. Se o assunto não estiver na página frontal, procure-o com uma palavra-chave em “pesquisar”. Críticas, sugestões e correções são muito bem vindas. Clique no título para ver o perfil completo do autor.
19 de Fevereiro — Marta, a rainha do futebol feminino
19 de Fevereiro — Marta, a rainha do futebol feminino
Aletes conquistou a cidade de Corinto
Aletes conquistou a cidade de Corinto
Odhair Thristão: perfil
Odhair Thristão: perfil

danaides1Dânao

Filho de Belo e Anquíorre (ou Anquíone). Recebeu do pai o reino da Líbia. Tendo conspirado contra Egito, seu irmão gêmeo, foi descoberto e fugiu com suas cinquenta filhas — as Danaides. Segundo outra versão, partiu para evitar que um dos sobrinhos se tornasse seu genro e o matasse, conforme predissera o oráculo. Atravessou o Mar Mediterrâneo, aportou na Ilha de Rodes e chegou a Argos, no Peloponeso, Grécia, onde reinava Gelarnor. Para assumir o poder, competiu com o soberano num debate de oratória. Ao final da disputa, foi favorecido por um prodígio: um lobo surgiu inesperadamente e matou um touro. Impressionados, os habitantes do lugar identificaram o lobo a ele e o rei ao touro. Fizeram, então, a opção pelo estrangeiro. Instaurou em Argos o culto a Apolo Lício.

Segundo a lenda, não adiantou nada a sua fuga da Líbia, pois a profecia se cumpriu: foi morto pelo genro Linceu (filho de Egito), que se casara com a danaide Hipermnestra. De acordo com a tradição, poderoso e seguro em seu novo reino, mandou chamar os cinquenta filhos do seu irmão Egito. Estes chegaram dispostos a fazer as pazes, adiantando-se em dizer que as velhas disputas estavam esquecidas. Para coroar a reconciliação, pediram a ele as filhas em casamento. Na véspera da noite de núpcias, reuniu as filhas e deu a cada uma delas uma adaga para que elas matassem os primos e maridos. Todas cumpriram a ordem do pai, menos Hipermnestra, que não teve coragem de matar Linceu.

Ela foi, então, aprisionada numa torre. Um dia, ele se compadeceu de todas as filhas. Mandou libertar Hipermnestra e autorizou a união dela com Linceu, o sobrinho sobrevivente. Ao mesmo tempo, abriu as portas do palácio para novos pretendentes para as outras 49 filhas. Não houve interessados, porém. Para apagar o passado, promoveu competições atléticas, cujo prêmio seria o direito de esposar suas filhas, sem a responsabilidade de ofertar presentes. E assim, as 49 danaides puderam se casar e com os maridos procriaram filhos que deram origem a uma nova raça: os dânaos, os quais substituíram a raça dos pelasgos no domínio da antiga Grécia. Linceu, entretanto, não esquecera o assassinato dos irmãos: matou o sogro, assumindo, assim, o reino de Argos.

Clique AQUI para acessar o dicionário

Mais Recentes

UP TOGGLE DOWN

Notícias Especiais

rodada8a
minas x franca
mega sena
20180217 flamengo x bauru
acoes 2018 02 16
oitavas2
gatas do mes

A Gata do Dia

19 Marta Vieira

 


© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados