danae1Dânae

DÂNAE era filha do Acrísio, rei da cidade de Argos, e da Eurídice. Um oráculo havia predito que um filho dela mataria o rei. Assim, o pai a encerrou numa câmara subterrânea ou numa torre de bronze, segundo diferentes versões. O deus supremo Zeus, que a amava secretamente, penetrou na prisão sob a forma de uma chuva de ouro e a seduziu. Dessa união nasceu o Perseu. Descoberto o fato, o Acrísio perdeu a razão. Ecerrou a filha e o neto num cofre e o lançou ao mar.

A corrente marinha levou o cofre até a Ilha Serifo, uma das CicladesO cofre foi recolhido pelo pescador Díctis, que, julgando que tinha encontrado um tesouro, quebrou-lhe a tranca. Ao se deparar com a jovem e a criança, ofereceu-lhes hospitalidade. Mais tarde, o Polidectes, irmão do Díctis e rei da ilha, apaixonou-se pela Dânae e tentou violentá-la. Mas o Perseu, já um rapaz, livrou a mãe do tirano e a acompanhou de volta à terra natal dela, Argos. Numa versão latina, a Dânae e o Perseu, lançados ao mar, foram ter à região do Lácio, na Península Itálica. Aí, a moça esposou o Pilumo, fundador da cidade de Árdea. O Perseu, aliás, é um dos personagens mais famosos da Mitologia Grega.

Referências

ACRÍSIO — Rei da cidade de Argos, filho do Abante. Despojado do trono pelo irmão Preto, partiu para a Frígia, onde se casou com a filha do rei Lacedêmon. Foi morto pelo neto Perseu, conforme predissera há tempos um oráculo.

SERIFO — Ilha grega do arquipélago das Cíclades, no Mar Egeu. Na modernidade, é uma municipalidade da unidade regional de Milos. O ponto mais alto da ilha é o Monte Tourlos, com 585 metros. A localidade mais importante da ilha é o Porto Livadi. Na Mitologia Grega, a ilha teria sido colonizada pelo Polidectes e seu irmão Díctis, filhos do Magnes.

CICLADES — É um grupo de 220 ilhas situado no Mar Egeu. Além da Serifo, destacam-se a Amorgos, a Ceos, a Delos, a Milos, a Naxos, a Siro e a Tinos. As ilhas pertencem oficialmente ao território da Grécia.


  

Mitos Gregos

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados