Il0

ILO era filho do Tros com a Calírroe. Originário da Tróade, dirigiu-se à Frígia para participar dos jogos organizados pelo rei daquela região. Vencedor do torneio, recebeu como prêmio cinquenta jovens escravos de ambos os sexos e uma vaca malhada. O oráculo aconselhou-o que soltasse o animal. Devia segui-lo e fundar uma cidade no local em que ele parasse. A vaca dirigiu-se para o norte e se deteve na Colina de Ate. Naquele lugar, o Ilo fundou a cidade de Ílion. Passado algum tempo, o rapaz pediu ao deus supremo Zeus que lhe mandasse um sinal para confirmar o local escolhido.

O deus enviou uma imagem da deusa Atena, uma estátua de madeira. Dessa forma, a deusa se tornou a protetora da cidade. Mais tarde, Ílion ficaria famosa sob o nome de Troia. Por isso, o poema épico do Homero, que narrou os dez anos da guerra (“Ilíada”), decorreu do nome original da cidade. Numa segunda tradição, o Ilo era o rei da cidade de Éfira, na Região da Élida. Descendente da Medeia, herdara da feiticeira o segredo das poções infalíveis. O Ulisses, antes de partir para a Guerra de Troia, pediu-lhe uma droga que tornasse as flechas dele mortais. Ilo, porém, temendo as leis divinas, recusou-se a atender o rei da Ilha de Ítaca.

Referência

TROIA é uma cidade lendária, local da célebre Guerra de Troia, conflito descrito na “Ilíada”, um dos poemas atribuídos ao grego Homero. Hoje é o nome de um sítio arqueológico em Hisarlik na Anatólia, próximo à costa em que está a província turca de Çanakkale, região a sudoeste do Monte Ida. Uma nova cidade foi fundada no sítio onde existiu o reinado do imperador romano Otávio Augusto. Floresceu até o estabelecimento da cidade de Constantinopla. Declinou gradualmente durante os tempos bizantinos.


 

Mitos Gregos

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados