01Idas

IDAS era filho do Afereu com a Arene. Participou de diversas expedições ao lado do irmão Linceu. Distinguiu-se sobretudo na caça ao javali de Calidão e na viagem dos Argonautas. Utilizando-se de um carro alado que o deus das águas Poseidon lhe dera, raptou a Marpessa, a linda filha do Eveno, o rei da Etólia, e a esposou. Quando o Apolo, que também estava enamorado da jovem, pretendeu se apoderar dela, o Idas ameaçou violentamente o deus da luz. O caso foi parar nas mãos do deus supremo Zeus. Este deixou para a moça o direito de escolher entre o deus e o mortal. A Marpessa optou pelo Idas. Mais tarde, o Idas lutou contra os Dióscuros, os filhos do Zeus. Por isso foi fulminado pelo deus supremo.

Referências

JAVALI DE CALIDÃOCalidão era uma cidade da Etólia ao norte do Golfo de Corinto. Foi governada por uma série de reis lendários, dentre os quais se destacaram o Eneu e o Diomedes. No reinado do Eneu surgiu um monstruoso javali. O animal devastava a região, matava os animais e aterrorizava a população. O javali teria sido enviado à região pela deusa Afrodite para vingar-se do rei, que deixara de fazer sacrifícios em honra dela. O javali foi morto pelo Meléagro.

ARGONAUTAS — Eram heróis que a bordo do navio Argo empreenderam viagem à região da Cólquida. Tinham por objetivo apoderar-se do Tosão de Ouro. Esse artefato possibilitaria ao herói Jasão assumir a cidade de Iolco, cujo trono fora usurpado pelo tio dele, o Pélias. Os Argonautas eram aproximadamente cinquenta. Para a maioria dos mitólogos, essa viagem representa a façanha da colonização do Ponto Euxino e da Ásia Menor.


 

Mitos Gregos

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados