01Heráclidas

HERÁCLES era o nome grego do Hércules. Os Heráclidas eram os descendentes do herói, filhos que teve com a Dejanira. Eles colonizaram a Região do Peloponeso na Grécia Antiga. Após a morte do pai — e fugindo do ódio do rei Euristeu —, os Heráclidas refugiaram-se junto ao Ceice, o rei da cidade de Traquine. A seguir foram para a cidade de Atenas, onde receberam o auxílio do herói Teseu. Depois da morte do Euristeu, conquistaram o Peloponeso.

Um ano mais tarde, uma peste assolou a região. O oráculo declarou que o flagelo se devia ao fato de os Heráclidas terem se instalado ali antes do momento estabelecido pelo Destino. Por isso, os filhos do Hércules retornaram à Região da Ática, fixando-se na Planície de Maratona. Mantiveram, entretanto, a esperança de voltar para o Peloponeso. Consultado o oráculo da cidade de Delfos, a Pítia lhes disse que poderiam voltar, mas “só depois da terceira colheita”. Sob o comando do Hilo, os Heráclidas tentaram atravessar o Estreito de Corinto, mas foram repelidos.

Aristômaco, neto do Hilo, foi novamente consultar o oráculo. Este prometeu-lhe a vitória desde que atacasse “pelos estreitos”. Pensando tratar-se da cidade de Corinto, o Aristômaco tentou atravessar novamente e foi morto. Os três filhos dele — Temeno, Cresfontes e Aristodemo — conseguiram uma explicação melhor para as profecias anteriores. “Terceira colheita” significava a terceira geração do Hércules. Os “estreitos” eram as vias marítimas entre a Grécia Continental e a Região do Peloponeso. Os três constituíam realmente a terceira geração dos Heráclidas. Seguindo o caminho indicado pelo oráculo, conseguiram finalmente a vitória. Repartiram a região entre si e deram origem a todas as famílias reais posteriores.


 

Mitos Gregos

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados