01aHeitor

HEITOR era troiano, filho do rei Príamo e da rainha Hécuba. Casou-se com a Andrômaca e com ela teve o Astíanax. Embora o pai fosse o rei, era ele quem detinha de fato o poder. Dirigia as decisões da assembleia e os combates de guerra. Era extremamente amado pelo povo, que lhe prestava honras quase divinas. Durante a Guerra de Troia teve o auxílio dos deuses Apolo (da luz) e Hermes (mensageiro). Guerreiro de recursos brilhantes, matou em combate diversos inimigos, entre os quais o Pátroclo.

Mas o destino havia determinado que ele morreria nas mães do Aquiles. Quando os dois se defrontaram, a lança do Heitor caiu sem força, mas o Apolo o salvou, envolvendo-o numa nuvem. Em novo encontro, o Aquiles o perseguiu em volta da cidade e acabou matando-o. Amarrou depois o corpo dele num carro e o arrastou em volta da muralha, diante das lamentações de todos os troianos. O corpo Heitor foi abandonado no campo grego, sem direito a uma sepultura. Diante do conselho do deus supremo Zeus e dos pedidos do rei Príamo, o cadáver foi devolvido. Estabeleceu-se uma trégua de doze dias para que o povo pudesse velar o seu herói.

Referências

PRÍAMO era filho do Laomedonte, rei de Troia. Poupado num massacre da família real troiana, foi resgatado pela irmã Hesíone. Casou-se com a Arisbe, com quem teve o Ésaco. Abandonou-a para se casar com a Hécuba, que lhe deu numerosos filhos, entre os quais o Heitor. Era bastante idoso quando estourou a Guerra de Troia.

PÁTROCLO era filho do Menécio, rei da cidade de Lócrida. Tornou-se mais tarde companheiro inseparável do Aquiles. Assim, marcharam juntos para a Guerra de Troia. Durante o conflito, foi morto pelo príncipe Heitor num combate. Transtornado, o Aquiles jurou vingança, perseguiu e matou o Heitor.


 

Mitos Gregos

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados