admeto1Admeto — Homem ou Mulher?

ADMETO — Filho do rei Feres (Tessália), participou da caça ao Javali de Calidão e da expedição dos Argonautas. Acolheu o deus do sol Apolo quanto ele foi expulso do Monte Olimpo por Zeus (Júpiter para os romanos), o deus dos deuses. O rei Pélias (da cidade de Iolco), pai da sua amada Alceste, havia declarado que daria a jovem a quem lhe apresentasse um carro puxado por um leão e um javali. Apolo, agradecido pela acolhida, o ensinou a unir os dois animais. Desta forma, propiciou o casamento. Mais tarde, o deus pediu às Fúrias (divindades do mundo infernal) que concedessem vida eterna ao seu anfitrião. Elas concordaram, mas algum parente dele deveria morrer em seu lugar. Alceste ofereceu-se, então, em sacrifício.

Numa outra vertente do mito, Admeto é a filha de Euristeu (rei de Tirinto). Foi sacerdotisa da deusa Hera (Juno para os romanos) em Argos (região geográfica da Grécia). Após a morte do seu pai, refugiou-se em Samos (ilha grega no Mar Egeu), levando consigo a imagem da deusa. Os habitantes de Argos contrataram piratas para recuperar a estátua, mas, no momento de voltarem com o precioso objeto, o navio ficou preso no porto. Os piratas compreenderam que a deusa desejava manter a estátua em poder da Admeto e a devolveram.

adonismit in1Adônis — O Amor de Afrodite
Filho de Cíniras e de Mirra. Ao nascer, era tão belo, que Afrodite (Vênus para os romanos) o recolheu. Clique AQUI para saber mais.

Adrasteia — Deusa da Vingança
Era filha de Zeus (Júpiter para os romanos) e da Necessidade (deusa do destino). Seu nome significa “aquela de quem não se pode escapar”.

Adrasto — O Rei de Argos
Reconhecendo em Tideu, rei do Calidão, e Polinice, rei de Tebas, os homens que o oráculo designara para seus genros, fê-los casar com suas filhas. Clique AQUI para saber mais.

Clique AQUI para acessar o Dicionário de Mitologia


 

 


© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados