alcmeaoAlcmeão

Filho de Anfiarau e Erifila. Ao voltar da expedição dos Epígonos, com o auxílio de seu irmão, Anfíloco, matou a mãe. Dessa forma, cumpriu o juramento que antes fizera ao pai. Perseguido pelas Fúrias, refugiou-se no reino de Fegeu, onde se purificou do crime. Casou-se com Ansínoe ou Alfesibeia, filha do rei, e ofertou o colar de Harmonia, que tirou de sua mãe Erifila ao matá-la. Uma terrível seca se abateu sobre o reino de Fegeu por causa do acolhimento do matricida. Novamente o assassino partiu para expiar seu crime. Desta vez, nas águas do Rio Aquelôo, com cuja filha, Calírroe, se casou. A nova esposa também queria o colar de Harmonia. Ele, então, voltou ao reino de Fegeu para buscá-lo e foi morto pelo rei. Mais tarde, seus filhos Acarnanes e Anfóteros o vingaram, assassinando Fegeu e Arsínoe.

Referências

ANFÍLOCO
• Adivinho filho de Anfiarau e Erifila, Participou da expedição dos Epígonos e ajudou o irmão Alcmeão, na vingança contra a mãe. Finda a Guerra de Troia, na qual tomou parte, rumou para a Cilícia, onde fundou a cidade de Malos. Morreu durante a disputa com o adivinho Mopsos. Após a morte, os dois adivinhos se reconciliaram e passaram a profetizar juntos, através dos sonhos.

FEGEU
• Filho de Ínaco e Mélia. Fundador e rei da cidade de Fegeia, na Arcádia. Purificou Alcmeão da morte de Erifila e lhe deu em casamento sua filha Arsínoe. Esta recebeu do marido o colar e o manto de Harmonia. Quando, por ordem de Calírroe, sua nova esposa, Alcmeão retornou à corte de Fegeu para buscar tais objetos, o soberano ordenou aos seus filhos, Têmeno e Axião, que o matassem. Mas tarde, Fegeu e seus filhos foram mortos por Arcananes e Anfóteros, filhos de Alcmeão e Calírroe.

ACARNANES
• Filho de Alcmeão e Calírroe, Por obra de Zeus (Júpiter para os romanos), e a pedido da mãe, ele e seu irmão Anfóteros passaram diretamente da infância para a juventude para poderem vingar a morte do pai. Em seguida, dirigiram-se a Delfos para entregar a Apolo o colar de Harmonia, objeto que muitos transtornos havia causado à sua família. Deu nome à Arcanânia, região da Grécia Setentrional.


 

 

 


© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados