Antenor & Troia
Velho troiano, companheiro do rei Príamo. Casou-se com Teano, que lhe deu dezenove filhos. Antes da Guerra de Troia, manteve amizade com vários chefes gregos. Acolheu em sua casa Ulisses e Menelau, que haviam ido à cidade reclamar Helena, que fora raptada pelo príncipe Páris Alexandre. Partidário de soluções pacíficas, tentou evitar a luta entre gregos e troianos.
Assim, aconselhou que a posse de Helena fosse decidida através de um duelo entre Páris e Menelau. Sua proposta, porém, não foi atendida. Durante o saque de Troia, os gregos penduraram em sua porta uma pele de leopardo, indicando, assim, que a sua casa devia ser poupada. Segundo alguns, traiu a pátria e auxiliou os inimigos a introduzirem na cidade o cavalo de madeira, engenhosamente construído pelo Ulisses. Terminado o conflito, partiu para a Itália, onde fundou a cidade de Pádua.
Referências
TEANO — Filha do Cisseu, rei da Trácia, e Telecria. Esposou o troiano Antenor, com quem teve dezenove filhos, dentre os quais se destacaram Ifidamas, Arqueloco, Acamante, Glauco, Eurímaco e Helicáon. Era sacerdotiza da deusa Artémis (Diana para os romanos) em Tróia. Durante os combates entre os gregos e os troianos, sua família foi poupada pelos inimigos e pôde deixar a cidade. Segundo uma vertente, em cumplicidade com o marido, teria traído Tróia, entregando o Paládio aos gregos.