Cláudia Liz Cruznasceu no dia seis de maio de 1969 na cidade de São Luís dos Montes Belos no Estado de Goiás. Foi uma das modelos mais requisitadas do Brasil no final da década de 1980 e na primeira metade da década de 1990. Com 1m80cm de altura, era elogiada pela versatilidade e considerada pela imprensa como uma das precursoras da “Era das Top Models” no país. Morou em Paris, Milão, Nova York, Madri e Tóquio.
Naquelas capitais da moda cidades desfilou para as grandfes grifes internacionais, entre as quais a Chanel, a Ferré, a Oscar de la Renta, a Yohji Yamamoto e a Jean-Paul Gaultier. Em 1996, tornou-se conhecida do grande público ao enfrentar complicações antes de uma cirurgia de lipoaspiração. Na época, os jornais noticiavam diariamente seu estado de saúde. No meio da década de 1990, no auge da vida profissional, conduziu a carreira para o audiovisual. Passou a apresentar um programa de moda na MTV Brasil, o MTV a GO GO.
Em 1995 estreou no cinema e recebeu o prêmio de melhor atriz no Festival de Cinema Latino-Americano de Cuba pelo filme As Meninas, uma adaptação do livro da Lygia Fagundes Telles. Foi então convidada para trabalhar na televisão, veículo no qual participou de novelas e minisséries. Em 2006 lançou o livro O Caminho da Passarela durante a XX São Paulo Fashion Week, obra voltada para as modelos iniciantes. O texto traz dicas para a carreira de modelo profissional. O livro conta com conselhos de vários especialistas (dermatologista, endocrinologista, psicologo e maquiador), além de histórias curiosas dos bastidores da carreira da própria modelo.
Follow @otiooda
© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados