01Hermes
HERMES — Uma das doze divindades do Monte Olimpo. Era filho do deus supremo Zeus com a Maia. Logo após o nascimento, revelou extraordinária inteligência. Conseguiu libertar-se das faixas e se dirigiu para a Tessália, onde roubou parte dos rebanhos guardados pelo deus Apolo. Apagou todos os traços do roubo, subornou o Bato, a única testemunha, e guardou o gado numa caverna. Voltou em seguida para o berço como se nada tivesse acontecido. Quando o Apolo descobriu o roubo, conduziu-o ao Zeus, que chegou a devolver os animais.

Mas, encantado com a lira que o jovem deus inventara, o Apolo deu-lhe o gado em troca do instrumento. Mais tarde, concedeu-lhe também o dom da adivinhação em troca de uma flauta. Maravilhado com as habilidades do filho, o Zeus fez dele o seu mensageiro, consagrado especialmente ao seu serviço e aos serviços do deus Hades e da deusa Perséfone. O Hermes era inicialmente invocado para proteção dos pastores e dos rebanhos, dos cavalos e dos animais selvagens. Com a invasão dórica da Grécia, perdeu grande parte das suas atribuições pastoris.

tornando-se pouco a pouco o deus dos viajantes. Em honra dele erguiam-se estátuas — as hermas — ao longo das estradas. Esses monumentos, que a princípio tinham apenas a função de indicar os rumos, acabaram por se transformar no símbolo do próprio deus. De protetor das estradas, o Hermes passou a deus do comércio e dos ladrões, invocado como propiciador de riquezas. Para proteger compradores e vendedores, inventou a balança. A personalidade mítica dele desenvolveu-se mais. Passou então a tutelar a eloquência, condição necessária à arte de comerciar. A desenvoltura com que realizava suas atividades o fez modelo ideal da juventude. Assim, era reverenciado também como patrono dos esportistas.

Ajudou o Zeus no combate aos gigantes. Também salvou o deus da guerra Ares da prisão onde o haviam colocado os aloídas. Ganhou assim o respeito dos outros deuses. Uniu-se a várias deusas e mortais e gerou numerosos filhos. Dentre os amores dele destaca-se a deusa do amor Afrodite, com quem teve o Hermafrodito. Com a Quíone teve o Autóito, com a Herse o Céfalo, com a Driopeia o , com Polimela o Eudoro e com a Lara os deuses Lares. O Hermes é representado como um jovem nu ou vestido com uma túnica curta. Tem na cabeça um chapéu de abas largas ou um cônico adornado com pequenas asas. Ela calça sandálias aladas e segura às vezes uma bolsa, símbolo dos lucros no comércio. Entre os seus atributos, destaca-se o caduceu, um bastão entrelaçado por duas serpentes. O animal consagrado dele é o galo.


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados