adoniran-barbosa2Adoniran

JOÃO RUBINATO nasceu no dia 6 de agosto de 1910, na cidade de Valinhos, São Paulo. Morreu no dia 23 de novembro de 1982, na cidade de São PauloPassou parte da sua infância na cidade de Jundiaí. Em 1924, mudou-se para Santo André, na Grande São Paulo, onde conseguiu se empregar para ajudar a família. Aos 22 anos foi para São Paulo para empregar-se como vendedor de tecidos. Começou também a participar de programas de calouros no rádio. Nessa época, adotou o pseudônimo “Adoniran Barbosa”, somando o nome do seu melhor amigo — Adoniran — e o sobrenome de um ídolo — o cantor Luís Barbosa.

Em 1934, conquistou o primeiro lugar no concurso carnavalesco da Prefeitura de São Paulo, com a marcha Dona Boa, feita em parceria com J. AimbêEm 1941, começou a trabalhar como humorista, discotecário e locutor na Rádio Record. Seu primeiro grande sucesso, Saudosa Maloca, foi gravado em 1955 pelo conjunto Os Demônios da Garoa. Em seguida, compôs e lançou outras músicas célebres como Samba do Arnesto, Trem das Onze e Iracema. Seus sambas são paródias do modo de falar dos moradores de origem italiana de alguns bairros paulistanos, como Barra Funda e Brás. Em 1976, deu a seguinte declaração à imprensa por causa do incômodo de parte da crítica com o vocabulário de suas músicas: “Eles pensam que não sei falar ‘nós vamos’... são uns coitados! Eu também falo ‘nós vamos’, se eu quiser. Mais eu falo ‘nóis vai’ como fala o povo”.

adoniran-barbosa3Uma das suas últimas composições é Tiro ao Álvaro, gravada por Elis Regina em 1980. Em 1980, o produtor Fernando Faro construiu um disco em homenagem aos 70 anos do cantor e compositor. Reuniu os músicos Dino (violão de sete cordas), César Faria (violão de seis cordas, pai de Paulinho da Viola), os ritmistas Luna, Marçal, Eliseu e Jorginho, mais o trombone de Nelsinho e uma série de parceiros vocais, como Elis Regina, Roberto Ribeiro, Gonzaguinha, Carlinhos Vergueiro e Clementina de Jesus. De acordo com a crítica, além de conseguir um clima íntimo que alicia até o ouvinte mais ressabiado, o disco foi uma feliz homenagem ao mestre. Em 2000, o Almanaque Abril o colocou entre as quinhentas personalidades que fizeram a diferença na formação do Brasil.


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados