Shirley
& ternura

laçosA atriz Shirley MacLaine faturou o Oscar de melhor atriz em 1984 pelo desempenho no filme “Laços de Ternura”. Ela concorreu com a Debra Winger no mesmo filme, com a Jane Alexander (“Herança Nuclear”), com a Julie Walters (“O Despertar da Rita”) e com a Meryl Streep (“Silkwood”). Foi o único troféu da carreira, embora tenha sido indicada outras cinco vezes. No “Laços de Ternura”, a atriz interpreta a personagem Aurora Greenway, uma mãe viúva, rígida, com uma relação conflituosa, mas cheia de amor, com a filha Emma (Debra Winger). Eventualmente se envolve com o vizinho paquerador, o astronauta aposentado Garrett Breedlove (Jack Nicholson). No fim, com a morte da filha, a Aurora encontra forças para cuidar dos netos.

Shirley

05SHIRLEY MACLEAN BEATY nasceu no dia 24 de abril de 1934 na cidade de Richmond no Estado da Virgínia nos Estados Unidos. Começou a trabalhar como atriz ainda na adolescência em papéis secundários no teatro. Estreou no cinema em 1955 no filme “O Terceiro Tiro”. Na trama, ela interpreta uma jovem (Jennifer Rogers), a primeira a encontrar o cadáver de um homem assassinado. Esse fato faz com que ela viva na sequência eventos cômicos e bizarros. Trabalhou com os maiores diretores do cinema americano. Nessa relação, sempre demonstrou muita versatilidade, com interpretações espirituosas, rabugentas e complexas.

O primeiro reconhecimento da crítica ao trabalho dela aconteceu em 1960. Naquele ano faturou o Globo de Ouro de melhor atriz pelo desempenho no filme “Se Meu Apartamento Falasse”. Nessa comédia, ela interpreta uma encantadora telefonista (Fran Kubelik), que se torna o objeto do desejo do seu chefe, o C. C. Baxter (Jack Lemmon). Eles usavam o referido apartamento para seus encontros secretos. Faturou ainda mais três Globos de Ouro em 1963 (“Irma La Douce”), 1984 (“Laços de Ternura”) e 1988 (“Madame Sousatzka”). O único Oscar da carreira é de 1984 (“Laços de Ternura”). No total na carreira são setenta e sete créditos. O último registro está no filme “Sonhador Americano”, uma comédia lançada em 2022.

01 04 03 02

 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados