13/11/2024 — A tilápia é o peixe mais cultivado e consumido no Brasil. Agora, uma pesquisa agrega outros valores à espécie. Pesquisadores do Departamento de Zootecnia e pós-graduação da Universidade Estadual de Maringá no Paraná estão produzindo peças de roupas experimentais com a pele do peixe. O processamento conta ainda com material hospitalar e farinha para suplementação alimentar. O Paraná lidera o cultivo de tilápia no país. Foram 209 mil toneladas em 2023, 11,5% maior em relação a 2022, representando 36% do total produzido, segundo a Associação Brasileira da Piscicultura. Os estudos da universidade objetiva reduzir o desperdício na cadeia produtiva da piscicultura. Na região de Franca, a cidade de Rifaina é também uma grande produtora de tilápias na represa do Rio Grande.
Tilápia
TILÁPIA é o nome comum dado a várias espécies de peixes ciclídeos de água doce pertencentes à subfamília Pseudocrenilabrinae e em particular ao gênero Tilapia. São nativos da África, mas foram introduzidas em muitos lugares nas águas abertas da América do Sul e sul da América do Norte. São agora comuns no sul, no sudeste e no nordeste do Brasil. No sudeste, esta espécie é um dos principais peixes da pesca artesanal, principalmente no Rio Grande, Estado de Minas Gerais. Esse peixe também é fácil de manter em aquário, já que não precisa de grandes espaços. Ele se reproduz facilmente e cresce rapidamente. A maioria das espécies é reprodutora de superfície, mas algumas protegem a cria na boca.
São peixes criados para alimentação humana. A sua carne é bastante apreciada, pois é leve e saborosa. Em algumas regiões, o peixe é colocado nos arrozais, depois de plantado o arroz, onde cresce até ao tamanho pronto para consumo (12–15 cm), na mesma época em que o arroz está pronto para a colheita. A tilápia-do-nilo foi um dos primeiros peixes a serem criados em aquicultura pelos antigos egípcios (quatro mil anos). É um excelente controle biológico para alguns problemas de infestações de plantas aquáticas. Quanto à reprodução, prepara o ninho numa área limpa, em água rasa onde a quantidade do oxigênio é abundante. A fêmea deposita os ovos, que são fertilizados pelo macho, de uma dúzia até mais de dois mil. Altamente prolífera, pode gerar quatro desovas por ano, em águas com a temperatura ideal.
Além de ser um peixe delicioso, tem uma grande variedade de benefícios para saúde, incluindo a capacidade em ajudar a reduzir o peso, aumentar o metabolismo, acelerar a reparação e crescimento em todo o corpo, construir ossos fortes, reduzir o risco de várias doenças crônicas. Também equilibra os níveis de triglicérides, previne a artrite, protege contra o declínio cognitivo, previne vários tipos de câncer, reduz os sinais de envelhecimento, melhora a saúde do cabelo e fortalecer seu sistema imunológico. É altamente valorizada como fonte de frutos do mar, devido às suas muitas qualidades, que são atribuídas a sua riqueza de nutrientes, tais como vitaminas e minerais, incluindo quantidades significativas de proteínas, omega-3, os ácidos gordos, selênio, fósforo, potássio, vitamina B12, niacina, vitamina B6, e ácido pantotênico.