JOSÉ ZARAGOZA nasceu no dia 14 de julho de 1930, na cidade de Alicante, Comunidade Valenciana, Espanha. Morreu no dia 15 de maio de 2017, na cidade de São Paulo. Formado na Escola Superior de Artes de Barcelona, veio para o Brasil em 1952. Aqui, trabalhou na agência JW Thompson, no cargo de diretor de arte. Em 1956, foi para os Estados Unidos para fazer um estágio na rede de televisão NBC. Dois anos depois, voltou a viver na Europa, onde permaneceu até 1962. Regressando à capital paulista, criou o estúdio de desenho gráfico Metro 3. Esse estúdio foi o embrião da agência DPZ, que criou em 1968 junto com os publicitários Alberto Dualib e Francesc Petit.
Na DPZ se consagrou profissionalmente. Criou personagens clássicos, como o Garoto da Bombril, e revelou outros talentos brasileiros na área da publicidade, entre os quais o Nizan Guanaes e o Washington Olivetto. Em 2000, surpreendeu o meio artístico ao escrever a história e ao dirigir o filme “Até Que a Vida Nos Separe”, protagonizado pelo Murilo Benício. Em 2004, lançou o livro “Layoutman”. É uma compilação dos seus melhores trabalhos na propaganda ao longo das décadas. A obra chegou a ser premiada nos Estados Unidos. Em 2013, deixou a agência, passando a se dedicar mais às artes plásticas. Também reconhecido como pintor, expôs suas obras na Bienal de São Pauloe em outros eventos pelo mundo afora. Morreu em maio de 2017, aos 86 anos, de causas não reveladas.
Pintando a Copa Do Mundo
14/05/2014 — Num momento em que o mundo e o Brasil voltam as suas atenções para a realização da Copa do Mundo, o artista plástico e publicitário José Zaragoza, sócio fundador da DPZ Propaganda, apresenta uma nova coleção de telas focadas no futebol e na Seleção Brasileira e seus adversários. Batizada de “Futebol Arte”, a exposição traz obras que retratam os movimentos, a ginga e a emoção das partidas e das disputas dentro dos gramados. Segundo disse à imprensa, o artista, quando era jovem, gostava muito de futebol e chegou a ameaçar a ser um futebolista. Desistiu por se achar péssimo. Em 2002, ele lançou a primeira série dedicada ao esporte, quando, junto com o Zico, o ex-craque do Flamengo, ajudou a promover o esporte na Ásia, durante a Copa do Mundo no Japão.