Alex Periscinoto
livro20180330

ALEXANDRE JOSÉ PERISCINOTO nasceu no dia oito de abril de 1925, na cidade de Mococa, Estado de São Paulo. É considerado um dos maiores publicitários brasileiros no Século XX. Caçula de uma família de imigrantes italianos, embora tenha nascido no interior paulista, foi educado numa escola do Bairro do Belém, em São Paulo. Começou a trabalhar ainda adolescente, fazendo serviços temporários, até ser contratado como operário pelas Indústrias Matarazzo.

Depois de algum tempo, saiu da linha de produção para trabalhar no setor de desenhos em tecidos. Esse trabalho foi preponderante para, em 1945, se transferir para a Sears, que começava as atividades no Brasil. Chegou a ser gerente da empresa antes de assumir a área de publicidade da varejista Mappin, então uma das maiores do país. Através desta companhia, pôde fazer cursos de especialização nos Estados UnidosDe volta ao Brasil, foi convidado para ser sócio na agência Alcântara Machado PublicidadeDepois de passar pela Almap Publicidade, resolveu criar a própria agência, junto outros companheiros de trabalho.

Em 1998, integrou o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, no cargo de secretário de comunicação social. Ganhou diversos prêmios na área da publicidade, com destaque para o “Publicitário do Ano”, em 1984. Foi responsável por diversas campanhas de sucesso, entre as quais o primeiro comercial televisivo do Brasil, feito para a Cera Dominó. Ficou conhecido internacionalmente, porém, pelas campanhas da Volkswagen, na década de 1960. Trabalhou com a empresa automobilística alemã até 1998. Paralelamente, manteve uma coluna no jornal Folha de São Paulo. Em 1995, publicou o livro “Mais Vale o Que Se Aprende do Que o Que Te Ensinam”, no qual reuniu os principais artigos publicados.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados