etchenique1Hugo Etchenique da Brastemp

HUGO MIGUEL ETCHENIQUE nasceu no dia 24 de novembro de 1925, na cidade de La Paz, Bolívia.

Enquanto seu pai, já no Brasil, dava início ao empreendimento da Brasmotor, cursava a Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, onde se graduou em engenharia industrial. Sua formação acadêmica incluiu diversos cursos no Massachusetts Institute of Technology (MIT), em Cambridge e no Stevens Institute of Technology em Hoboken, Nova Jersey. Após um estágio na Borg Warner, empresa americana licenciadora da Brasmotor na fabricação de refrigeradores, chegou a São Paulo em dezembro de 1950.

etchenique2Depois de trabalhar em todos os setores da fábrica de São Bernardo do Campo, assumiu uma das gerências da empresa. Participou da criação da marca Brastemp em 1954 e se envolveu nas negociações da transição da companhia para a linha branca na criação da Multibrás em associação com a Sears e a Whirlpool, em 1958, e na montagem final da holding Brasmotor, em 1961. Na sua época a empresa lançou a série de anúncios que consagraram o bordão “Não é assim uma Brastemp...”. Dois anos depois, assumiu a superintendência da Multibrás. Nos anos de 1970, coordenou a incorporação e o ajustamento da Consul e da Embraco ao grupo, processo que repetiria em 1984, com a aquisição do controle acionário da Semer, tradicional fabricante de fogões.

Sob o seu comando, a Brasmotor solidificou sua estrutura corporativa e preparou as bases de sua internacionalização nos anos 1990. Para realizar o primeiro objetivo, propôs a fusão de Brastemp, da Consul e da Semer na nova Multibrás S.A. Para o segundo, foi com seus executivos à Itália concluir a compra da Aspera SpA, importante fábrica de compressores, incorporando-a à Embraco. Em 2000, deixou a presidência do conselho da empresa. No mesmo ano, a Whirlpool — a maior fabricante de eletrodomésticos do mundo — passou a deter a quase totalidade das ações do grupo. A sua liderança pessoal como empresário e continuador da obra do pai também é reconhecida pelos prêmios recebidos de órgãos especializados e entidades de classe e pelos cargos que ocupou nos conselhos de importantes empresas e instituições.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados