saraivaguerreiro in1Saraiva Guerreiro

RAMIRO SARAIVA GUERREIRO nasceu no dia 2 de dezembro de 1918, na cidade de Salvador, Bahia. Morreu no dia 19 de janeiro de 2011, na cidade do Rio de Janeiro.

Formado em Direito pela Universidade do Brasil (Rio de Janeiro), comandou o Ministério das Relações Exteriores do Brasil durante o último governo do Regime Militar, sob a chefia do general João Figueiredo, entre 1979 e 1985. Depois de uma longa carreira, que incluiu missões em Washington, Paris e nas Nações Unidas, tornou-se nos anos de 1970 e 1980 um dos “pais” do pragmatismo responsável, uma versão, naquela época da prioridade às relações Sul-Sul. Nos cinco anos em que ficou à frente do Itamaraty, teve de lidar com os conflitos entre a Argentina e a Grã-Bretanha na Guerra das Malvinas.

Fez também uma histórica viagem de contato a Angola e Moçambique, em 1980, quando os dois países tinham acabado de declarar sua independência em relação a Portugal. Destacou-se no final de sua atividade diplomática, já no governo de José Sarney, entre 1985 e 1989, como negociador da dívida externa brasileira. Sua posição nessa tarefa, era que o Brasil se adequasse às normas sugeridas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), o que acabou prevalecendo. Por ocasião de sua morte, em janeiro de 2011, aos 92 anos, a presidente Dilma Rousseff distribuiu nota oficial em que ressaltou os grandes serviços prestados ao Brasil pelo embaixador. Segundo a nota “o embaixador Guerreiro foi exemplar defensor da diplomacia multilateral, das relações dos países do sul e dos fundamentos da política externa independente do Brasil”.


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados