nereu-ramos1Nereu Ramos

NEREU DE OLIVEIRA RAMOS nasceu no dia 3 de setembro de 1888, na cidade de Lages, Santa Catarina. Morreu no dia 16 de junho de 1958, na cidade de São José dos Pinhais, Paraná.

Advogado, diplomou-se na Faculdade de Direito de São Paulo em 1909. Logo depois, regressou a Santa Catarina, onde se dedicou ao jornalismo e à política, sendo eleito deputado estadual em duas legislaturas e deputado federal em 1930. Foi deputado constituinte em 1934 e novamente deputado federal em 1935. Eleito no mesmo ano governador de Santa Catarina, foi, a partir de 1937, interventor federal no estado, cargo em que permaneceu até 1945, ao fim da ditadura de Getúlio Vargas.

Durante sua gestão no governo catarinense, dedicou especial atenção à nacionalização do ensino nas zonas de colonização alemã. No período da Segunda Guerra Mundial, realizou moderada,  mas eficiente campanha antinazista, além de cuidar da organização dos pequenos produtores em bases cooperativistas. Após ter deixado o cargo de interventor, candidatou-se a deputado federal e a senador por seu estado natal. Eleito para as duas cadeiras, optou pelo Senado, tendo sido presidente daquela instituição. Foi vice-presidente na chapa de Eurico Gaspar Dutra (1946-1951) e exerceu a presidência no período de 13 a 30 de maio de 1949, quando o presidente viajou aos Estados Unidos.

Novamente eleito senador, foi vice-presidente da casa. Durante a crise política resultantes das manobras para impedir a posse de Juscelino Kubtscheck, ocupou novamente a Presidência da República no período de 11 de novembro de 1955 a 31 de janeiro de 1956. Passou o cargo para o presidente eleito, do qual foi ministro da Justiça até 1957, quando pediu demissão e reassumiu sua cadeira no Senado. Foi também professor catedrático de direito público constitucional na Faculdade de Direito de Santa Catarina. Por sua constante defesa dos atributos do poder legislativo, ao longo de toda a sua vida parlamentar, recebeu uma homenagem da Câmara dos Deputados, que deu o seu nome ao auditório onde se reúnem as comissões temáticas da casa.

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados