shimon-peres1Shimon Peres

28/09/2016 — O ex-primeiro-ministro e ex-presidente do Estado de Israel Shimon Peres morreu, aos 93 anos, no Hospital Tel Hashomer, nos arredores da cidade de Tel Aviv, duas semanas após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Ele ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1994, junto com o também ex-primeiro-ministro israelense Yitzhak Rabin e o líder palestino Yasser Arafat por seus esforços em tentar estabelecer a paz entre palestinos e judeus. Ele nasceu no dia 02 de agosto de 1923, na cidade de Višneva, então pertencente à Polônia. Migrou com a família para Israel quando tinha 11 anos de idade.

Cresceu junto ao movimento sionista trabalhista, que militava pelo estabelecimento de um estado. Morou com sua família por muitos anos na cidade Alumot, norte do país, onde conheceu sua futura esposa e trabalhou como pastor. Em 1947 foi recrutado pela organização paramilitar sionista Haganá e passou a exercer importante papel na luta contra a ocupação britânica. Após o estabelecimento do Estado de Israel em 1948, entrou nos serviços navais e, em 1949, liderou uma delegação do Ministério da Defesa israelense para os Estados Unidos, enquanto estudava na Nova Escola para a Pesquisa Social, de Nova York. Quando retornou a Israel, aos 29 anos, se tornou o mais jovem diretor geral do Ministério da Defesa na história do seu país. No cargo, exerceu papel crucial no desenvolvimento da indústria militar e aérea.

shimon-peres arafat1Mais tarde, o primeiro-ministro israelense o designou a missão de participar da construção do Centro de Pesquisa Nuclear, próximo à cidade de Dimona, no deserto de Negev. Em 1959, foi eleito para o parlamento israelense — Knesset — e serviu como vice-ministro da defesa. Dez anos mais tarde, atuou como ministro da imigração e, em 1970, foi nomeado ministro dos transportes e comunicações. Em 1974, tornou-se ministro da defesa, posição que manteve até 1977. Durante esse período, o país viveu anos bastante críticos, com a reestruturação do seu exército, após a guerra do Guerra do Yom Kippur, travada contra um grupo de nações sob a liderança da Síria e do Egito, em 1973. Serviu pela primeira vez como primeiro-ministro em 1977, depois da renúncia do Yitzhak Rabin.

Posteriormente, foi eleito líder do Partido Trabalhista e chefiou a agremiação de forma contínua até 1977, quando, pela primeira vez na história, não conquistou o maior número de cadeiras nas eleições parlamentares. Serviu, então, como líder da oposição, posição que manteve até 1984, quando iniciou seu primeiro mandato como primeiro-ministro. Entre 1986 e 1988 foi ministro das relações exteriores pela primeira vez e, em 1992, durante seu segundo mandato no cargo, iniciou as negociações entre Israel e a Organização de Libertação da Palestina, um dos principais marcos da sua carreira política. Essas negociações resultaram nos acordos de Oslo (Declaração de Princípios), assinados em setembro de 1993. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1994 pelos seus esforços nessas negociações. Como presidente de Israel entre 2007 e 2014, recebeu dos Estados Unidos a Medalha Presidencial da Liberdade.


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados