Simão

SÍMON JOSÉ ANTÔNIO BOLÍVAR nasceu no dia 24 de julho de 1783 na cidade de Caracas, capital da Venezuela. Morreu no dia dezessete de dezembro de 1830 na cidade de Santa Marta na Colômbia. É considerado o “libertador” da América Espanhola. Filho de uma família aristocrática galega, iniciou a carreira militar com catorze anos em 1797. Em 1799 transferiu-se para a Espanha com o objetivo de terminar os estudos. Versou-se em história, literatura e matemática. Voltou para a Venezuela em 1807 já com o propósito de se juntar às insurreições para proclamar a independência do país em relação à Espanha. Em 1810, a Venezuela proclamou a independência.

Na sequência foi enviado à Inglaterra numa missão diplomática. Com a retomada de Caracas pelas forças espanholas, liderou em 1813 as forças venezuelanas na reconquista da cidade. A partir daí começou o movimento para a libertação de outros países: Colômbia, Equador e Peru. Em agosto de 1813 assumiu o posto de segundo presidente da Venezuela. Governou até 1814. Saiu para liderar a formação do bloco da Grã-Colômbia. Assumiu a presidência do bloco (Colômbia, Venezuela, Equador e Panamá) em 1819. Ainda foi presidente da Bolívia (1825) e do Peru (1824/2827). Morreu com apenas quarenta e sete anos em 1830 após uma dolorosa luta contra a tuberculose. A história venezuelana, entretanto, sustenta a versão de assassinato por envenenamento.

01Referência
GRÃ-COLÔMBIA — País criado em 1819 pelo Acordo de Agostura, cidade da Venezuela. A república foi formada pela Colômbia, Panamá, Equador e Venezuela. Perdurou até 1931 quando os países do bloco voltaram à condição de origem. Não se conseguiu colocar termo às grandes diferenças políticas então existentes. Mas a iniciativa foi importante para definir a configuração territorial dos respectivos países. O nome “Colômbia" vem da versão espanhola do Século 18 da palavra neolatina “colúmbia”, termo baseado no nome do Cristóvão Colombo, o descobridor continente.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados