Bodhidharma1

Bodhidharma

Nasceu em data incerta do século V. Morreu em dia e mês incertos do ano de 535. Foi o terceiro filho de um rei brâmane de Madras, sul da Índia. Querendo adquirir conhecimento perfeito da doutrina budista, tornou-se monge. Em 526, resolver viajar para a China, começando a sua pregação espiritual. Lá, tornou-se conhecido pelo nome de Ta-mo. Desembarcou no Cantão, passando, depois, pela cidade de Kenko. Entretanto, o imperador Wu-ti não compreendeu a sua doutrina.

Assim, ele se dirigiu para o Reino de Wei, no Japão. Estabeleceu-se no Templo de Shaolin, situado no Monte Wutai. Resolveu, então, ensinar a doutrina budista e a servir-se do próprio corpo. Instalou-se numa gruta e, durante nove anos, ficou em estado de silêncio, olhando para a Montanha Shoshtisu, em profunda contemplação. Por isso, foi chamado de “o brâmane que olha o paredão”. É considerado o primeiro patriarca da seita Tchan, que apareceu nos tempos zen do Japão. Essa seita se opôs à aparente passividade do budismo hindu, transformando-se numa filosofia de esforço pessoal, na procura da concentração espiritual.

Diz a lenda que, ao chegar no Templo Shaolin, ele se deparou com a precária condição de saúde dos monges, fruto da inatividade. Foi então que teria iniciado os monges na prática de uma série de exercícios físicos, ao mesmo tempo em que lhes transmitia os fundamentos da filosofia zen, com o objetivo de reabilitá-los tanto física quanto espiritualmente. Os exercícios eram baseados em métodos de respiração profunda e ioga. Seus movimentos se assemelhavam a técnicas de combate. São consideradas as primeiras manifestações do kung fu. A prática desses exercícios logo se tornou uma tradição. O seu fim foi obscuro. Sabe-se, porém, que teve vida muito longa. Sua filosofia também se espalhou por outros países da Ásia.


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados