Mãe
A MÃE — Romance publicado originalmente em 1907. Escrito pelo russo Máximo Gorki, o livro recebeu diversas traduções, com destaque para o inglês, o francês e o português. Tornou-se um clássico da literatura mundial. Não se tem uma data específica da chegada do romance ao Brasil, mas ele recebeu ao longo dos tempos diversas edições. Ganhou quatro adaptações para o cinema em 1926, 1955, 1990 e 2011. A trama narra a transformação da Pelageya Nilovna Vlasova de uma operária submissa e analfabeta numa figura revolucionária. Essa transformação decorre das atividades socialistas do filho dela, o Pavel. A mãe passa a adotar os ideais do filho e a lutar contra a opressão e a miséria.
A trama aborda a vida de uma mulher da classe trabalhadora na Rússia provincial do fim do Século 19. O texto evoca poderosamente a crueldade, o absurdo e o amargor da vida sob um regime político cada vez mais opressivo. Numa cidade fabril, uma mãe de meia idade vê pela frente uma vida de labuta após a morte do marido violento. Mas aos poucos é despertada para a presença o filho. Este, numa vida aparentemente simples e modesta, passa as noites lendo filosofia e economia. Com a aproximação, o filho a admite em seu mundo secreto. Em seguida, a mãe é atraída para um grupo socialista revolucionário. Se, por um lado, o filho e os amigos a transformam numa radical, ela, por outro lado, transmite a eles valores humanos que enfatizam a bondade, a misericórdia e o amor.
Referência
REGIME CZARISTA — Sistema político de absolutismo monárquico na Rússia no Século 19. Caracterizava-se pelo poder ilimitado e inquestionável dos czares (imperadores). Eles eram vistos como escolhidos por deus para governar. Esse regime mantinha uma estrutura social arcaica, com a maioria da população, os camponeses, vivendo em condições de servidão. O regime era marcado pela opressão política, falta de participação popular e crescente descontentamento social. Esses problemas culminaram na Revolução Russa de 1917. A revolução acabou com a monarquia absolutista. Colocou no poder os bolcheviques liderados pelo Vladimir Lênin.