ANNA KOURNIKOVA nasceu no dia sete de junho de 1981 na cidade de Moscou, capital da Rússia. Com cinco anos de idade recebeu dos pais uma raquete de presente de aniversário. Eles queriam apenas que a filha fizesse exercícios físicos, mas ela tomou gosto pelo tênis. Por isso matriculou-se num clube da cidade natal. Com onze anos de idade mudou-se para a cidade de Miami no Estado da Flórida nos Estados unidos para treinamentos com um professor conceituado.
Esses treinos deram muito resultado. Com catorze anos venceu o primeiro torneio, a Copa Federação, compeetição patrocinada pela Federação Internacional de Tênis. Com quinze anos filiou-se à Associação das Tenistas Profissionais. O ano da maioridade — o 1999 — foi especialmente profícuo. Ganhou na temporada o primeiro torneio profissional no Aberto de Indian Wells numa final com a suíça Martina Hingis. Com a mesma Martina — e no mesmo ano — faturou o Aberto da Austrália nas disputas de duplas.
Ainda em 1999, numa parceria com o sueco Jonas Björkman, ganhou o Aberto de Wimbledon na Inglaterra nas duplas mistas. Aposentou-se das quadras em maio de 2007 com apenas vinte e seis anos por causa de lesões. No total na carreira foram 338 partidas nas disputas individuais e 271 partidas nas disputas de duplas. No primeiro caso foram 209 vitórias e 109 derrotas. No segundo registrou 200 vitórias e 71 derrotas. Destacou-se mais nas duplas com dezesseis títulos. Embora não tenha ganhado muitos títulos nas disputas simples, fez história nas quadras pela beleza física. Por isso iniciou depois da aposentadoria uma vitoriosa carreira de modelo internacional. Estima-se que tenha amealhado em dólares na carreira US$ 3,585 milhões.
Follow @otiooda
© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados