JACQUES CARTIER nasceu no dia 31 de dezembro de 1491 e morre no dia 1.º de setembro de na cidade de Saint-Mallo na Ilha de Vilaine na França. Como ilhéu, desde cedo interessou-se por viagens marítimas. Por isso, ao entrar na maioridade empregou-se em navios mercantes. Com trinta anos já comandava o próprio navio. Assim, foi encarregado em 1534 pelo rei Francisco I de descobrir uma passagem noroeste em direção às Índias.
Em maio daquele mesmo ano atingiu a Terra Nova na costa do atual Canadá. Depois seguiu a costa de Nova Brunswick e entrou na Baía de Chaleus. Em julho chegou ao continente canadense. Ali entrou em contato com indígenas. Em maio de 1535 chegou à embocadura do Rio São Lourenço. Em outubro foi a vez da aldeia indígena de Hochelaga, mais tarde batizada de Montreal. Tomou dos indígenas o nome “Canadá”, significante de “aldeia”. Passou o inverno de 1536 próximo à atual cidade de Quebec. Tomou posse das terras descobertas em nome do rei.
Decidido a voltar para a França, levou consigo doze indígenas. Chegou à Ilha de Saint-Mallo em julho de 1536. Embora tenha sido o pioneiro na descoberta das terras canadenses, o rei nomeou outro como tenente-geral para administrar o território. Na segunda expedição em 1572 chegou primeiro às terras antes descobertas. Não esperou a chegada do tenente-geral porque tinha pressa em levar para a França pedras que acreditava serem preciosas, mas que se revelaram sem nenhum valor. Por isso, o governo francês julgou pouco compensadora a descoberta do Canadá. O Jacques Cartier deixou relatos ilustrativos de suas viagens, os quais foram importantes posteriormente quando o governo decidiu pela colonização em 1603.
Follow @otiooda
© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados