hostgator coupon black friday
Briareu, o gigante de cinquenta cabeças

Briareu, o gigante de cinquenta cabeças

BRIAREU — Era um dos hecatônquiros gigantes de cem braços e cinquenta cabeças. Era filho do deus Urano e da deusa Reia. Sua extraordinária força o tornava temido pelos próprios deuses. Aliou-se a estes na luta contra os titãs, contribuindo poderosamente para a vitória do Zeus e dos olímpicos. Quando a deusa Hera, irritada com as traições do Zeus, instigou uma revolta das divindades contra o deus supremo, a deusa Tétis pediu ajuda ao Briareu. O gigante sentou-se ao lado do Zeus com uma expressão tão feroz que fez os rebeldes desistirem da luta. O Zeus o compensou dando-lhe a guarda do inferno. Clique AQUI para acessar o dicionário de Mitologia Grega.
Fato do dia: Fundação do Vasco da Gama

Fato do dia: Fundação do Vasco da Gama

O dia 21 de agosto de 1898 (127 anos) marca a fundação do Clube de Regatas do Vasco da Gama. É um clube que no início se dedicava às competições de remo. O nome é uma homenagem ao navegador português, o primeiro europeu a chegar à Índia pelo mar. Começou nas disputas de futebol nos anos de 1900. Faturou o primeiro título carioca em 1923. Seguiram-se mais vinte e três títulos, o último em 2016. Também ganhou quatrocampeonatos brasileiros nos anos de 1974, 1989 e 2000. O título mais importante da história do clube foi a Taça Libertadores da América em 1998. O clube revelou grandes craques para o futebol brasileiro, com destaque para o Roberto Dinamite, que atuou entre 1971 e 1991.
Odhair Thristão: perfil

Odhair Thristão: perfil

ODHAIR THRISTÃO é jornalista e  bacharel em direito. Foi secretário municipal de Governo de Franca entre 2005 e 2008, chefe do controle interno da Prefeitura Municipal da mesma cidade entre 2005 e 2010 e secretário  adjunto de finanças entre 2009 e 2010.  Este site foi construído para discutir assuntos variados, em especial administração pública, cultura, esportes, personalidades, etc. Se o assunto não estiver na página frontal, procure-o com uma palavra-chave em “pesquisar”. Críticas, sugestões e correções são muito bem vindas. Clique no título para ver o perfil completo do autor.
Briareu, o gigante de cinquenta cabeças
Briareu, o gigante de cinquenta cabeças
Fato do dia: Fundação do Vasco da Gama
Fato do dia: Fundação do Vasco da Gama
Odhair Thristão: perfil
Odhair Thristão: perfil

copoCerveja

10/11/2024 — Um levantamento realizado pela agência de marketing Brazil Panels em parceria com a Agência Conexão Vasques apontou que 61% dos brasileiros acima dos dezoito anos consomem cerveja. A mais consumida, segundo a pesquisa, é a Brahma com 43,1%. Em seguida vem a Heineken (40,6%) e depois a Skol (36,6%). Completam o top cinco a Amstel (33,2%) e a Budweiser (28,8%). Esses números, contudo, não se repetem quando o critério é a preferência do consumidor. Afinal, existem diversos fatores que podem afastar um consumidor do seu produto de preferência.  Nesse sentido, as marcas favoritas são a Heineken (16,7%), Brahma (16,2%) e a Skol (14,2%). A pesquisa alcançou 1.715 respondentes com idades acima de dezoito anos.

Santa Loura

12/05/2016 — Mais um bom motivo para o happy hour: uma pesquisa mostrou que beber uma quantidade moderada de cerveja diariamente pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares em 25%. O estudo, publicado na revista científica Nutrition, Metabolism & Cardiovascular Disease, concluiu que o consumo de 330 mililitros diários (pouco menos de uma lata) da bebida para mulheres e 660 (pouco menos de duas latas) para os homens seria o suficiente para diminuir o risco de doença cardíaca, acidente vascular cerebral (AVC) e doença arterial. Para chegar a essa conclusão, pesquisadores do Instituto Neurológico Mediterrâneo, na Itália, revisaram 150 estudos sobre o assunto.

Eles também descobriram que, a menos que se tenha alguma pré-disposição para doenças relacionadas ao consumo de álcool ou algum tipo de dependência da substância, a ingestão diária dessa quantidade não aumenta o risco de demência, câncer e outras doenças. De acordo com os autores, o álcool e outros químicos presentes na bebida são responsáveis por esse efeito positivo. A cerveja contém altos níveis de antioxidantes — compostos que eliminam químicos nocivos à saúde —, além de minerais, como fósforo, iodo, magnésio e potássio e uma baixa quantidade de açúcar. Eles ressaltam, contudo, que beber em excesso continua sendo uma prática contraindicada. Nesse caso, a bebida está relacionada a prejuízos para a saúde.

Mais
consumida

A cerveja é uma bebida produzida a partir da fermentação de cereais, principalmente a cevada maltada. Acredita-se que tenha sido uma das primeiras bebidas alcoólicas criadas pelo ser humano. Atualmente é a terceira bebida mais popular do mundo, logo depois da água e do chá. Por outro lado, é a bebida alcoólica mais consumida. Historicamente, já era conhecida pelos antigos sumérios, egípcios, mesopotâmios e ibéricos, remontando, pelo menos, a seis mil anos antes do Jesus Cristo. A mais antiga lei que regulamenta a produção e a venda de cerveja é a Estela de Hamurabi, que data de 1760 a.C. Nela, se condenava à morte quem não respeitava os critérios de produção indicados.

Etimologicamente, “cerveja” vem do latim “cervēsia”, que, por sua vez, toma a palavra do gaulês, uma língua celta. A raiz celta parece ser um cognato do galês “cwrw” e do gaélico “coirm”. Alguns historiadores sugerem que o francês “cervoise” viria de “cerevisia”, acrescentando, em seguida, que esta viria de Ceres, deusa romana da terra e dos cereais. Essa etimologia pertence a um gênero de fantasia. Em todo caso, é amplamente aceito que “cereal” vem de “cerealis”, o que significa “pertencente à deusa Ceres”, normalmente representada com espigas de trigo na mão. A raiz comum é facilmente perceptível em suas formas em português “cerveja” e em espanhol “cerveza”. Em outros idiomas europeus, são usados ​​derivados da mesma raiz germânica, como a palavra alemã “bier”, o inglês “beer”, o francês “bière” e o italiano “birra”.

Os ingredientes básicos da cerveja são: água; uma fonte de amido, tais como malte de cevada, capaz de ser sacarificado (convertidos em açúcares), então fermentados (convertido em álcool e dióxido de carbono); uma levedura de cerveja para produzir a fermentação, e o lúpulo. Uma mistura de fontes de amido pode ser usada, com uma fonte secundária do produto, como o milho ou arroz, sendo muitas vezes denominado um adjunto, especialmente quando utilizado como um substituto de custo mais baixo para a cevada maltada. Fontes de amido menos utilizadas incluem milheto, sorgo, raiz de mandioca na África, tubérculo de batata no Brasil e agave no México, entre outros. O lúpulo que é utilizado na fabricação de cervejas é, na verdade, a flor da espécie vegetal Humulus lupulus.


Mais Recentes

UP TOGGLE DOWN

A Gata do Dia

 20250821 Cindy Rioleder

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados