paul abadie1Abadie

PAUL ABADIE nasceu no dia 09 de novembro de 1812 e morreu no dia 03 de agosto de 1884, na cidade de Paris, França. Entrou na Escola de Belas Artes em 1835. Depois de formado, assumiu o cargo de adido da comissão de monumentos históricos da capital francesa. Participou, assim, da redescoberta arquitetônica da Idade Média, viajando e estudando intensamente os locais medievais. Era conhecido por estar interessado na restauração de monumentos e edifícios medievais.

Entre esses edifícios estavam a Igreja de S. Front e a Catedral de Angoulême. Também desenhou o Hotel de Ville, em Angoulême. Em 1845, tornou-se o segundo inspetor para a restauração de Catedral de Notre Dame, sob a direção dos arquitetos Violet le Duc e Jean-Baptiste-Antoine Lassus. Em 1862, foi nomeado arquiteto diocesano da Catedral de São André de Bordéus, onde já havia restaurado a fachada da Igreja de Saint-Croix (1859-1865). Em 1871, tornou-se membro da comissão de monumentos históricos.

Em 1872, tornou-se o inspetor geral dos edifícios diocesanos. Depois, em 1874, ascendeu ao cargo de arquiteto diocesano de Paris, com a saída do Eugène Viollet-le-Duc. Em 1873, num concurso realizado para a construção de uma basílica em Montmatre, o seu desenho arquitetônico foi selecionado, batendou outros doze competidores. Começou a construir o edificio em 1875, mas não o terminou. Neste mesmo ano, foi eleito para  membro da Academia de Belas Artes de Paris. Além das comissões eclesiásticas e estatais, é conhecido por ter aceitado apenas uma encomenda privada, — o Castelo Mailleberchie, em 1875 —, que projetou com riqueza de detalhes, como uma obra de arte neo-medieval completa, incluindo esculturas de pedra, gárgulas, vitrais, trabalhos em metal, esculturas em madeira, móveis, estofados, tecidos de parede e papéis de parede.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados