Carpeaux
JOÃO BATISTA CARPEAUX nasceu no dia 11 de maio de 1827 na cidade de Valenciennes no Departamento Norte da França. Morreu no dia 12 de outubro de 1875 na cidade de Coubervoie. De origem humilde, conseguiu mudar-se para Paris graças a uma pensão do governo. Na capital estudou com o escultor François Rude. Em 1854 recebeu o Prêmio Roma de escultura, o que propiciou a ele mudar-se para a Itália. Em Roma triunfou como artista.
Príncipes e artistas de outros ramos desfilavam no atelier dele. Entretanto, na França, especialmente em Paris, foi friamente acolhido por considerarem a escultura dele “não conforme as regras”. Executou um grupo central de esculturas num novo pavilhão do Palácio do Louvre. Realizou uma estátua do príncipe medieval, bustos do imperador e da imperatriz, tornando-se o escultor oficial da corte com trinta e seis anos. A concepção dele de uma escultura viva renovou a arte do Século 18 e contrariou o academicismo oficial.
Nos anos seguintes executou duas obras de muita importância. A primeira foi um conjunto denominado “Quatro Partes do Mundo”, obras feitas entre 1867 e 1872 para uma fonte de Paris. A segunda, o conjunto “A Dança”, foi realizada em 1869 para a fachada da Ópera de Paris. Retratista nato, criou ainda uma incomparável galeria de figuras, sobretudo femininas: “Senhorita Fiocre” e “Senhora Carpeaux” entre outras. O talento de improvisador permitiu a ele realizar esboços rápidos e cenas instantâneas, entre as quais o salão da Princesa Matilda, uma quadrilha em Compiègne e uma noite na ópera.
Follow @otiooda
© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados