Janet Jackson
JANET DAMITA JO JACKSON nasceu no dia dezesseis de maio de 1966 na cidade de Gary no Estado de Indiana nos Estados Unidos. Irmã mais nova do cantor Michael Jackson esteve desde cedo direcionada para a carreira artística. Em 1982 começou a cantar profissionalmente. Ao longo da carreira somou sete álbuns número um em vendas. Estima-se que tenha vendido mais de 160 milhões de álbuns e setenta milhões de singles. Está presente na lista de recordistas de vendas de discos e em várias listas de melhores álbuns de todos os tempos. Fez a carreira dissociada da família Jackson.
Ganhou sete prêmios Grammy e foi a primeira e única mulher negra a ganhar o prêmio de produtora do ano. Além da música, atua em outras áreas como na literatura, na moda e no mercado empresarial. No segmento da moda lançou a primeira linha de roupas em 2001. Como atriz registra doze créditos, com destaque para os filmes “Sem Medo no Coração” (1993), “O Professor Aloprado 2” (2000) e “ Por Que Eu Me Casei” (2007). Em 2018, participou do curta-metragem musical “Dança Para a Rainha” e lançou o videoclipeMade for Now” em parceria com o rapper portorriquenho Daddy Yankee. Também foi homenageada com o nome inscrito no Hall da Fama do Rock.
Hall da Fama
16/12/2018 — A cantora Janet Jackson foi eleita por um júri de mais de mil pessoas para ter o nome colocado no Hall da Fama do Rock nos Estados Unidos. O júri é formado por membros do mercado fonográfico e historiadores da música. Conhecida por ser a irmã caçula do rei do pop Michael Jackson, a artista construiu a carreira a partir dos anos 1980. Em 1986, o álbum “Control” fez dela uma estrela completa, graças a uma hábil combinação de pop e R&B. Da mesma forma que o irmão famoso, conseguiu criar um universo no qual a dança está muito presente. De 1986 a 2000 dez das canções dela alcançaram os primeiros lugares em vendas nos Estados Unidos, como o “Miss You Much” e o “Rythm Nation”, acompanhadas de vídeos modernizantes das coreografias em grupo.