SHIRLEY ANA MANSON nasceu no dia 26 de agosto de 1966 na cidade de Edimburgo na Escócia, Reino Unido. Filha de uma cantora profissional, desde cedo também demonstrou talentos vocais. Com 16 anos passou a integrar a banda Goodbye Mr. Mackenzie como tecladista e vocalista de apoio. Dez anos depois, deixou o grupo para integrar a banda Angelfish (“Peixe-Anjo”), agora como vocalista titular.
Mais à frente, chamou a atenção dos músicos da banda americana Garbage. Convidada para integrar o conjunto, mudou-se para os Estados Unidos. Com esse grupo tornou-se um ícone do rock alternativo dos anos de 1990. Com a banda gravou seis álbuns de estúdio até 2005, com destaque para o trabalho de estreia (1996), intitulado apenas “Garbage”. De acordo com os números, o disco vendeu um milhão de cópias somente nos Estados Unidos e mais de três milhões ao redor do mundo.
O segundo álbum — “Version 2.0” — , lançado em 1998, foi muito bem recebido pela crítica. Ganhou duas indicações para o prêmio Grammy, o Oscar da música americana. Depois de seis anos sem gravar e sem fazer shows, a Garbage voltou em 2012 com o álbum “Not Your Kind of People”. Como atriz, a Shirley Manson registra quatro créditos. O destaque vai a série “O Exterminador do Futuro: As Crônicas da Sarah Connor”. Na trama, ela encarna a vilã Catherine Weaver em 17 episódios, exibidos originalmente entre 2008 e 2009 nos canais da Fox Televisão. No total na carreira são trinta videoclipes publicados na internet. O último registro, o “Alice Bag: 77”, é de 2018.