jossstone in1Joss Stone

JOSCELYN EVE STOKER nasceu no dia 11 de abril de 1987, na cidade de Dover, Condado de Kent, Inglaterra. Iniciou a carreira profissional em 2003, aos 16 anos. Logo se tornou uma das cantoras mais populares dos Estados Unidos, onde havia assinado um contrato com uma grande gravadora no ano anterior. Estima-se que em sete anos de carreira tenha vendido mais de dez milhões de discos com os álbuns The Soul Sessions (2003), Mind, Body & Soul (2004), Introducing Joss Stone (2007) e Colour Me Free! (2009). Emplacou canções em diversas novelas da Rede Globo. No cinema, são trinta e oito créditos.

Como a maioria das grandes estrelas da música popular, teve também oportunidades no cinema. Em 2006, interpretou a bruxa Angela na fantasia épica Eragon. Antes disso, em 2005, fez uma ponta na terceira temporada do seriado American Dreams, apresentado na rede NBC (no Brasil, a apresentação foi no canal a cabo da Sony). Em 2009, interpretou a rainha Ana de Cleves na série televisiva Os Tudors. No início de 2011, chocou os ingleses ao posar sem roupa para uma campanha contra a matança de animais, especialmente os ursos, cuja pele é utilizada na confecção de guarnições (chapéus) para os guardas reais da corte britânica. Nos dias 11, 13 e 15 de março de 2015, ela esteve no Brasil para shows em São Paulo, Brasília e Recife. Neste mesmo ano lançou o último disco, intitulado “Water For You Soul”.

jossstone in2Discos & Notas

The Soul Sessions
Disco de estreia da cantora. Causou acaloradas discussões nos meios musicais por causa do repertório baseado na música negra. Como explicação, ela, então com 16 anos, explicou que cresceu ouvindo discos de Aretha Franklin. O disco teve a participação de lendas vivas da música negra, como a cantora Betty Wright. Trouxe, ainda, várias canções gravadas originalmente por papas do gênero, além de uma linda versão de Fell in Love With a Boy, dos modernos White Stripes.

Mind, Body & Soul Sessions
Segundo disco, lançado em 2004. Lançou também uma moda nos Estados Unidos: cantar descalça. Segundo declarou na época, não havia nenhuma segunda intenção no fato, apenas medo de cair no palco.

Introducting Joss Stone
Terceiro disco, em que dá um salto de trinta anos no tempo (em relação aos dois anteriores) e vai ao encontro dos padrões do soul contemporâneo. Foram incorporadas batidas eletrônicas e recrutados rappers do primeiro escalão para executá-las. O estilo da cantora, porém, não foi descaracterizado. O destaque é a participação de Lauryn Hill, que faz duo com a britânica em Music, considerada pela crítica a melhor música do álbum.

No Brasil
Em junho de 2008, a cantora fez sua primeira turnê pelo Brasil. Realizou shows no Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. Foi comparada pela revista Vip com a refinadíssima Janes Joplin. “Ripongas, sim, mas enquanto Janis era uma tremenda baranga, Joss é uma loira carnuda de 21 anos, capaz de fazer qualquer um perder o juízo”, escreveu a publicação.

Colour Me Free!
Quarto disco da carreira, lançado em 2009. Para lançá-lo, ela voltou ao Brasil em novembro daquele ano. Os shows aconteceram no HSBC Arena no Rio de Janeiro, no HSBC Brasil em São Paulo e Teatro Positivo de Curitiba. Um levantamento feito pela revista Veja (25 de novembro de 2009) revelou que os três discos anteriores da cantora haviam vendido no Brasil mais de 150 mil cópias.

No Brasil 2
Em 2010 veio ao Brasil e enfrentou uma plateia não muito conhecedora do soul, mas se saiu muito bem. Em 2011, voltou para participar do Rock in Rio.Quando entrou no palco, cerca de 80 mil pessoas a aguardavam. Ela abriu o show com a canção You Had Me, do disco Mind, Body and Soul. Só no final ela cantou o seu ultimo sucesso, Newborn, que marcou a sua independência artística. Com essa música, ela rompeu com a antiga gravadora e lançou disco com selo próprio. Além da grande platéia, a crítica aplaudiu bastante a sua performance no Rock in Rio. No final de 2012, ela anunciou uma nova turnê por algumas capitais brasileiras.


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados