Adele

08/05/2023 — A cantora Adele Adkins completou trinta e cinco anos. Para comemorar, o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição de Direitos Autorais fez um levantamento das músicas cadastradas por ela no Brasil. A britânica tem 65 obras musicais e 188 gravações registradas no ECAD. Os dados revelam que nos últimos dez anos, a música mais tocada nos mais diversos segmentos de execução pública — rádio, televisão, shows, etc. — é a “Set Fire To the Rain” (“Colocar Fogo na Chuva”). No segundo lugar aparece a “Someone Like You” (“Alguém Como Você”). Essas músicas rendem polpudos direitos autorais à artista. Mundialmente, a Adele já vendeu mais de 100 milhões de discos, o que faz dela uma das maiores potências da música pop.

grammy1Adele Adkins
ADELE BLUE ADKINS nasceu no dia 5 de maio de 1988, na cidade de Enfield, Inglaterra. Filha única de Penny Adkins, que foi abandonada pelo marido quando a filha nasceu. Assim, jamais teve relacionamento com o pai, Mark Evans. Começou a cantar aos quatro anos. Aos nove, a família se mudou para Brighton e, aos 11, para Brixton, cidadezinhas localizadas perto de Londres. A partir daí, começou a se interessar por Rhytms & Blues, passando a ouvir, entre outas, Aaliyah, Destiny´s Child e Mary J. Blige. Em 2006, atraiu a atenção da XL Recordings com três músicas postadas junto com o seu perfil no sítio MySpace na internet,  acabando por assinar contrato com a gravadora.


Seu álbum de estreia, lançado em 2008 e intitulado 19, foi bastante aplaudido pela crítica. Recebeu três certiticações de platina no Reino Unido, tornando-se o 16.º mais vendido no país. Até agora, estima-se que o disco tenha vendido quase 3,5 milhões de cópias ao redor do mundo. Mas o sucesso mundial só começou mesmo em 2011, com o lançamento do segundo álbum, intitulado 21, nos Estados Unidos. Sucesso de crítica e de público, o álbum vendeu mais de 200 mil cópias em apenas uma semana no Reino Unido e mais de 350 mil cópias nos Estados Unidos, onde alcançou a primeira posição entre os 200 mais vendidos da lista da revista Billboard. Depois de uma aclamada performance ao vivo no Brit Awards (o mais importante prêmio da indústria fonográfica britânica), a canção Someone Like You chegou ao primeiro lugar nas paradas. 


A Official Charts Company, que controla as estatísticas de vendas de discos no Reino Unido, relatou em 2011 que a cantora é a primeira artista a colocar, ainda viva, uma canção e um álbum no topo das paradas e das vendas num mesmo ano. Isso havia ocorrido apenas com os Beatles em 1964. Em outubro daquele ano, passou por uma pequena ciruigia mas cordas vocais, retornando aos discos e aos palcos em 2012. Já como a número um da música pop, teve uma biografia escrita pelo jornalista Chas Newkey-Burdem, especializado em celebridades. O livro foi lançado no Brasil, com tradução de Carolina Caires Coelho, pela Editora Leya, ao preço de R$ 30,00. Em 2012, foi a grande vencedora dos prêmios Billboard da música nos Estados Unidos. Ganhou doze troféus, incluído o de melhor artista do ano. Também foi a grande vencedora do Grammy, com quatro prêmios.


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados