Rondonópolis
RONDONÓPOLIS começou a ser formada com a instalação de um destacamento militar no final do Século 19. Tornou-se distrito de Cuiabá em 1920. Ganhou foros de município (emancipação política) no dia dez de dezembro de 1953. Ocupa uma área de 4.824 quilômetros quadrados no sul do Mato Grosso. Tem 259.167 habitantes (2025). O nome é uma homenagem ao desbravador Cândido Rondon através da junção do nome próprio “Rondon” com o vocábulo grego “polis” (cidade): “cidade do Rondon”.
O relevo da cidade é caracterizado por uma depressão interplanáltica, com grande diversidade de solos. Na hidrografia, diversos rios cortam o território, com destaque para o Rio Vermelho. A economia de Rondonópolis é diversificada, mas com predominância do setor industrial. Estão lá grandes empresas, com destaque para uma fábrica da Cervejaria Petrópolis. Para o turismo receptivo conta com as atrações naturais de uma floresta e de recursos aquáticos exuberantes. A renda anual por habitante (PIB per capita) é considerada “alta”. Segundo o IBGE, registra R$ 72.181,58, o que dá R$ 6.015,13 por mês.
Cachoeiras
Rondonópolis oferece belas cachoeiras em seus rios aos visitantes, com destaque para o Complexo Turístico Carimã. Esse complexo possui nove quedas d'água como a Madruga e a Pedra do Bronze. Elas tem poços cristalinos para banho e trilhas. Outras opções incluem a Cachoeira do Campo Limpo (Bicicletinha), a mais próxima da cidade. Ela tem águas cristalinas e infraestrutura de churrasqueiras. O Rio Vermelho e o Rio Cuiabá também cortam a região. Embora mais distantes, cachoeiras como a Bom Jesus (a cerca de 70 quilômwetros) e a grandiosa Cachoeira do Jatobá (a maior estado) são pontos de natural interesse.
Referência
CANDIDO MARIANO DA SILVA RONDON nasceu no dia cinco de maio de 1865 na cidade de Santo Antônio do Leverger no Mato Grosso. Morreu no dia dezenove de janeiro de 1958 na cidade do Rio de Janeiro. Foi um engenheiro militar e sertanista. Ficou famoso por ter liderado a exploração do Estado do Mato Grosso e da Bacia Amazônica Ocidental e pelo apoio incondicional dado às populações indígenas. Tornou-se o primeiro diretor do Serviço de Proteção ao Índio e estimulou a criação do Parque Nacional do Xingu. Além da cidade de Rondonópolis no Mato Grosso, o Estado de Rondônia recebeu esse nome em homenagem a ele. É o patrono da arma de comunicações do Exército Brasileiro.
Follow @otiooda
© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados