boucher1Jacques Boucher

Jacques Boucher de Crèvecour de Perthes nasceu no dia 10 de setembro de 1788, na localidade de Rethel, Ardennes, França. Morreu no dia 5 de agosto de 1868, na cidade de Amiens, Picardia.

Funcionário da aduana de Abbeville, em suas horas de folga fazia pesquisas arqueológicas nas redondezas. Por volta de 1830, encontrou, em meio ao pedregulho do vale do Rio Sena, pedras, que, em sua opinião, revelavam sinais de terem sido trabalhadas por mão humana. Mas somente muitos anos depois comunicou ao mundo as suas descobertas.

Suas obras Antiguidades Célticas e Antediluvianas (1847) e Do Homem Antediluviano e Suas Obras (1860) afirmavam a existência de um tipo de homem contemporâneo de grandes espécies animais desaparecidas. Essas obras despertaram vivos debates no meio científico da época. Sua principal descoberta foi um maxilar humano fóssil na localidade de Moulin Quingnon, em 1863. Suas conclusões científicas sobre a existência humana em épocas remotas na área da atual França só puderam ser comprovadas muito tempo depois, com a chegada de instrumentos modernos de datação.


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados