vikings1História
definitiva

14/11/2021 — Os povos escandinavos antigos, chamados “vikings”, sempre foram motivo de curiosidade. Agora, chega às livrarias brasileiras a obra “Vikings - A história Definitiva dos Povos do Norte” do arqueólogo  inglês Neil Price. O livro é resultado de um intenso estudo das rotas empreendidas por aqueles guerreiros no Século 8 rumo à Europa, à América do Norte e até à Ásia. O autor conta os fatos de forma cronológica ao longo de três séculos de história de um povo que era considerado “bárbaro”. O arqueólogo, baseado em documentos, tenta desmistificar essa visão deixada principalmente por escritores e historiadores medievais.

01Price
NEIL STUPPEL PRICE nasceu no dia 13 de setembro de 1965 na cidade de Londres, capital da Inglaterra. Começou a se interessar por história antiga ainda no colégio. Por isso, com 18 anos, empregou-se no Instituto de Arqueologia da Universidade de Upsala. Formou-se nessa mesma instituição em 1988. Publicou o primeiro livro — o “Os Vikings Na Bretanha” — em 1989. Seguiram-se o “A Arqueologia do Xamanismo” em 2001 e o “O Caminho Viking” em 2002. Este serviria de tese para a obtenção do doutorado em 2002. Ainda escreveu o “O Sussurro do Odin” em 2016 e o “Filhos de Ash e Elm” em 2020.

Vikings

É um termo habitualmente usado para se referir aos exploradores, guerreiros, comerciantes e piratas nórdicos (escandinavos) que invadiram, exploraram e colonizaram grandes áreas da Europa e das ilhas do Atlântico Norte a partir do final do Século 8 até ao Século 11. A terra natal dos vikings era a Noruega, a Suécia e a Dinamarca. Eles e os descendentes se estabeleceram na maior parte da costa do Mar Báltico, em grande parte da Rússia continental, na região da Normandia na França, na Inglaterra e também atacaram as costas de vários outros países europeus como Portugal, Espanha e Itália. Os vikings também chegaram à América antes da descoberta do Cristóvão Colombo. Eles teriam empreendido uma tentativa fracassada de colonização na costa da região sudeste do Canadá.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados