oscar1Louise

LOUISE FLETCHER nasceu no dia 22 de julho de 1934, na cidade de Birmingham, Estado do Alabama, Estados Unidos. Filha de um ministro religioso com problemas de surdez, realizou os estudos primários, secundários e colegiais em sua cidade natal. Depois de frequentar a Universidade da Carolina do Norte, mudou-se para a cidade de Los Angeles, onde encontrou emprego de secretária. Com o objetivo de perseguir a carreira de atriz, fazia, no período noturno, aulas de teatro. A primeira oportunidade como atriz aconteceu na televisão em 1958.

Com pequenas participações, realizou trabalhos na tevê até 1963. Neste ano, estreou no cinema, num papel secundário do drama de guerra “Águias Em Alerta”. O desempenho no drama “Ellen Pode Ser Salva?” em 1974 a cacifou para assumir, em 1975, a protagonista do drama “Um Estranho No Ninho”. Na trama, a sua personagem, a enfermeira Ratched, chefe de um hospital para doentes mentais, tem um confronto com o paciente vivido pelo Jack Nicholson, um rapaz que finge ser insano e incentiva os outros pacientes a protestarem contra as regras rígidas da instituição. A atuação valeu a ela o Oscar e o Globo de Ouro de melhor atriz em 1976.  

um estranho no ninhoA repercussão desse trabalho lhe garantiu uma década de 1980 muito apertada. Participou de 27 produções no período, com destaque para o horror “Massacre Brutal”, de 1981, e o suspense “Flores No Sótão”, de 1987. A década de 1990 foi muito mais intensa, com a participação em mais de quarenta produções. Desse período, há que se destacar a comédia “Uma Escola Muito Doida”, de 1996, e a série “Jornada Nas Estrelas: Deep Space Nine”, na qual viveu a personagem Vedek Winn em 62 episódios, exibidos entre 1993 e 1999. No total, na carreira, registra 136 créditos como atriz. Os últimos trabalhos, de 2017, foram dois episódios da série “Girlboss”, disponíveis no canal Netflix.


 

Americanas nas telas

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados