Detetive

19/11/2023 — A atriz californiana Jodie Foster é uma das profissionais mais famosas do cinema americano. Com sessenta e um anos completados nesta data, a bela registra oitenta e um créditos. Ainda assina a direção de onze e a produção de nove filmes. Em 2023 terminou as gravações dos seis episódios da temporada 2024 da série “True Detective”, produção original do canal HBO Max. Na trama, a danada interpreta a detetive Liz Danvers, responsável pela investigação do desaparecimento de seis homens numa estação de pesquisa no Polo Ártico. De acordo com informações do canal, o primeiro episódio da temporada (ainda sem título) será disponibilizado para os assinantes no dia catorze de janeiro. Os outros sairão semanalmente na sequência.

01Jodie
ALICIA CHRISTIAN FOSTER nasceu no dia dezenove de novembro de 1962 na cidade de Los Angeles no Estado da Califórnia nos Estados Unidos. Começou a carreira artística aos três anos de idade, atuando como atriz em anúncios publicitários da marca Coppetone. Aos treze anos, assombrou a indústria cinematográfica pela maturidade com que fez a personagem Íris — uma prostituta adolescente —, no filme “Taxi Driver”. Ficou famosa internacionalmente em 1988 com o filme “Acusados”. 

Nele, faz a personagem Sarah Tobias, uma mulher de má reputação, que, numa noite, é estuprada, num bar, por vários homens bêbados. Ela denuncia os agressores, mas encontra muito precoceito, inclusive junto ao Ministério PúblicoAtriz de muitos recursos cênicos, também recebeu o reconhecimento da crítica em 1992, ao receber o segundo Oscar pelo desempenho no filme “O Silêncio dos Inocentes”. Aqui, ela é uma agente do FBI, escalada para interagir com um criminoso terrível e violento (Anthony Hopkins). A intenção é capturar outro assassino serial que está matando mulheres.

 A partir deste trabalho, adquiriu status de estrela mundial, passando a ser um dos maiores salários de Hollywood. No total na carreira são oitenta e um créditos como atriz, onze créditos como diretora e nove créditos como produtora. Seu último sucesso de bilheteria foi “Elisium” de 2013. O filme arrecadou US$ 286,1 milhões32,8% (US$ 93,1 milhões) dos quais nos cinemas norte-americanos. Em 2023 apareceu no drama “Nyad”, biografia da nadadora americana Diana Nyad que tenta aos sessenta e quatro anos atravessar distância que separa Cuba do Estado da Flórida. Em 2024 será a principal estrela da temporada da famosa série “True Detective”.

Principais filmes
1976 Taxy Driver
1988 Acusados
1991 O Silêncio dos Inocentes
1993 O Retorno de Um Estranho
1994 Maverick
1994 Nell
1999 Anna e o Rei
2002 O Quarto do Pânico
2005 Plano de Voo
2009 Uma Mãe Em Apuros
2013 Elysium
2018 Hotel Artémis
2021 O Mauritano

 

Americanas nas telas

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados