Oscar 2020

17/02/2020 — A atriz Laura Dern ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante pelo desempenho no drama romântico “História de Um Casamento”. Ela concorreu com a Florence Pugh (“Adoráveis Mulheres”), a Kathy Bates (“O Caso Richard Jewell”), a Margot Robbie (“O Escândalo”) e a Scarlett Johansson (“Jojo Rabitt”). É a primeira vez que a californiana ganha o principal prêmio do cinema americano, embora esteja na estrada desde 1973. Mas é uma atriz reconhecida pela crítica. Entre outros prêmios, ostenta cinco Globos de Ouro, láurea oferecida pelos jornalistas acreditados em Hollywood, nos anos de 1993, pela minissérie “Depois do Incêndio”; de 2009, pela série “Recontagem; de 2012, pela série “Enlightnede”; de 2018, pela série “Grandes Pequenas Mentiras”; e de 2020, pelo filme “História de Um Casamento”. A Laura registra no currículo 89 trabalhos no cinema e na televisão.

Laura
ft1

LAURA ELIZABETH DERN nasceu no dia 10 de fevereiro de 1967, na cidade de Los Angeles, Estado da Califórnia, Estados Unidos. É uma das atrizes mais prestigiadas de Hollywood em todos os tempos. Filha dos atores Bruce Dern e Diane Ladd, desde cedo esteve direcionada para a carreira artística. Estreou como atriz com seis anos de idade, em 1967, no filme “O Signo da Vingança”. Fez outra participação não creditada no filme “Alice Não Mora Mais Aqui”, em 1975, mas o seu talento já era evidente. Emendou outras pequenas participações até aparecer num papel de destaque do filme “Marcas do Destino”, de 1985. Ficou conhecida internacionalmente em 1990, com a protagonista Lula Fortuna, do filme “Coração Selvagem”.  As cenas de sexo com o ator Nicolas Cage entraram para as antologias do cinema.

Além do cinema, teve atuações importantes na televisão. Entre 2011 e 2013, brilhou no papel da personagem Amy Jellicoe, da série “Iluminado”, exibida no canal a cabo HBO. Em 2017, apareceu na pele da personagem Diane Evans, da série “Twin Peaks”, exibida no canal a cabo Showtime. No mesmo ano, assumiu a personagem Renata Klein, da série “Pequenas Grandes Mentiras”, exibida no HBO. Ganhou o primeiro Globo de Ouro de melhor atriz em 1993 pelo desempenho no telefilme “Voo Rasante”. Voltou a ganhar o prêmio em 2009 pelo desempenho no filme “Recontagem”, em 2012 pelo desempenho na na série “Iluminado” e em 2018 pelo desempenho na série “Pequenas Grandes Mentiras”. No total, na carreira, são 86 créditos como atriz, dois créditos como diretora, um crédito como roteirista e quatro créditos como produtora.

ft3Seu último sucesso no cinema é a personagem Amilyn Holdo, vice-almirante da frota estelar do filme “Star Wars: Os Últimos Jedi”. No princípio, a personagem tinha uma estreita amizade com a princesa Leia (Carrie Fisher). Ganhou substância pelo espírito de liderança demonstrado em combate. A personagem é singular. Usa roupas coloridas e um óculos cor-de-rosa. Veio do Planeta Gatalenta. A voz é estranha, dando a entender que está sempre cantando. O cabelo muda de cor constantemente. Lançado em dezembro no Brasil, o último exemplar da saga “Star Wars” foi visto por 3,5 milhões de espectadores, gerando uma renda de mais de R$ 56 milhões. Na bilheteria mundial fez 1,3 bilhão de dólares. Laura Dern tem três filmes prontos para estrear em 2018: “Trial by Fire”, “JT Leroy” e “Hard Powder”, todos ainda sem título em português.


 

Atrizes de Los Angeles

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados