MARIA LUCÉLIA SANTOS nasceu no dia 20 de maio de 1957, na cidade de Santo André, São Paulo. Foi, nas décadas de 1980 e 1990, uma das atrizes mais requisitadas do cinema e da televisão brasileira. Começou a carreira como atriz de teatro com apenas 14 anos. Gostou tanto da experiência que entrou para uma escola de teatro para aprimorar a arte da interpretação. Estreou no cinema em 1976 com uma pequena participação no filme “Paranoia”.
No mesmo ano, foi escolhida para viver a protagonista Isaura, da novela “Escrava Isaura”. Foi o trampolim para a fama. Conquistou o público e a crítica ao encarnar o sofrimento da famosa personagem do livro escrito pelo Bernardo Guimarães. A novela, produzida pela TV Globo, foi exibida entre 11 de outubro de 1976 e 5 de fevereiro de 1977. Depois, foi vendida e exibida com muito sucesso em 79 países. Por isso, ficou famosa internacionalmente, especialmente nos países de língua portuguesa, como Portugal, Moçambique e Cabo Verde.
Participou de outras produções televisivas até voltar ao cinema em 1981 como protagonista do filme “Engraçadinha”. No ano seguinte, arrebentou com a personagem Luz Del Fuego, do filme homônimo. As cenas de nudez apresentadas no filme ficaram muito famosas. Foram, inclusive, tema da capa e de um ensaio para a Playboy em novembro de 1981. Em 2009 participou, na pele de uma professora, do filme “Lula, O Filho do Brasil”. No total, na carreira, são 52 créditos como atriz. O último registro está no filme “Mulher Oceano” de 2020.