walt-disney in3Walt Disney

WALTER ELIAS DISNEY nasceu no dia 5 de dezembro de 1901, na cidade de Chicago, Illinois, Estados Unidos. Morreu no dia 15 de dezembro de 1966, na cidade de Los Angeles, Califórnia.

De descendência irlandesa e alemã, frequentava a escola secundária de dia e a escola de belas artes à noite. Seu primeiro contato com a animação se deveu ao acaso: em Kansas City, um amigo devia fazer uma série de filmes publicitários e ele, interessado, produziu alguns “jornais animados”, os quais foram apresentados nos cinemas mais importantes da cidade. Começou a carreira em 1923, ao se mudar para Hollywood, onde já se encontrava seu irmão Roy — sócio e colaborador até sua morte —, com quarenta dólares, algum material para desenho, muita imaginação e ambição.

Juntou suas economias às do irmão, fez um empréstimo de 500 dólares e montou um pequeno estúdio. Iniciou suas produções com um seriado chamado Alice No País das Maravilhas, no qual uniu uma menina viva a personagens animados. A seguir, surgiu o Coelho Osvaldo e, depois, Mortimer, primeiro nome daquele que viria ser o ratinho Mickey. Em 1932, criou o seu primeiro desenho animado colorido — Flores e Árvores —, com o qual conseguiu o primeiro dos seus vinte e nove Oscars. Seguiu-se o primeiro desenho animado de longa metragem: Branca de Neve e os Sete Anões. Sua Fantasia foi uma experiência única de filme que uniu a música clássica à animação.

walt-disney4Continuou aperfeiçoando técnicas em Bambi, Cinderela, Pinóquio, Peter Pan, etc. Com a produção de 101 Dálmatas, desenvolveu a xerografia — um processo magnético que transfere o desenho original para o celuloide, eliminando a demorada reprodução manual. A combinação de ação com a ação viva culminou com Mary Poppins, na qual desenvolveu uma técnica que combinava a ação de um primeiro plano fotografado separadamente com qualquer segundo plano. Após atingir o clímax do desenho animado, através da combinação do realismo caricatural com a fotografia poética, dedicou-se a documentários sobre a natureza, como A Vida do Deserto.

Sua última produção foi Mogli — O Menino Lobo, na qual está presente, como em todas as suas outras produções, seu humanismo, otimismo e simplicidade. Obstinadamente, se recusava a aderir à ideia segundo a qual a maldade era tema para diversão. Em suas criações, crianças e animais são bons de natureza. Pesquisas feitas em 1956 revelaram ser ele a personalidade mais conhecida do ocidente, razão pela qual foi chamado de “homem do mundo”. Recebeu mais de 700 prêmios, incluindo títulos honorários de diversas universidades. Criou também um parque de diversões na Califórnia, chamado Disneylândia, que atrai milhões de visitantes de todas as idades e de todos os lugares do planeta.

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados