02Amor
& Sedução
O romance “As Ligações Perigosas” foi lançado originalmente no dia 23 de março de 1782 na França. Trata-se de um romance psicológico com 516 páginas originais. A obra registra diversas edições no Brasil. É a única criação do escritor Choderlos de Laclos, um oficial do exército francês. O texto consegue chocar e divertir o leitor na mesma medida. A ação transcorre nos círculos aristocráticos da França pré-revolucionária. Gira em torno do implacável e encantador libertino Visconde de Valmont e a rival e ex-amante dele, a Marquesa de Merteuil.

Valmont é dotado de riqueza, talento e inteligência. Leva uma vida ociosa regida por apenas um código de conduta: a sedução de mulheres inocentes da sociedade. A Merteuil é uma viúva sexualmente liberada. Mas ao contrário do Valmont tem de desempenhar o papel de recato esperado pela sociedade. Juntos, eles criam uma rede complexa de relacionamentos baseada em traições, mentiras e delitos sexuais. As tentativas de um superar o outro têm consequências desastrosas à medida que o ciúme e a arrogância solapam os próprios princípios profundamente falhos.

O autor lança mão da forma epistolar popular, uma narrativa através de cartas. É pela narração deliciosa dos eventos que os dois personagens principais derivam seu prazer. O livro foi diversas vezes adaptado para o cinema e a televisão. A mais recomendada é de 1988. O filme tem a direção do britânico Stephen Frears. Foi indicado para sete categorias do Oscar 1989: melhor filme, melhor atriz (Glen Close), melhor atriz coadjuvante (Michelle Pfeiffer), melhor roteiro adaptado (venceu), melhor direção de arte (venceu), melhor figurino (venceu) e melhor trilha sonora. No papel do Valmont está o americano John Malkovich. A maravilhosa trilha sonora tem obras do Antônio Vivaldi e do Johann Sebastian Bach.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados