Nike & CBF
07/12/2024 — A Confederação Brasileira de Futebol renovou o contrato com a Nike até 2038 para fornecimento de material esportivo às seleções brasileiras. A empresa americana vai pagar 100 milhões de dólares (R$ 608 milhões na cotação atual) por ano além de royalties e outros valores variáveis. Esses valores podem fazer os ganhos da CBF chegar a R$ 1 bilhão por ano. O acordo é o maior da história entidade. É um acordo próximo dos valores fechados pela empresa com a federação alemã. O contrato atual seguirá valendo até 2026. A parceria permitirá também que a CBF, em parceria com a empresa, inaugure lojas da seleção brasileira ao redor do mundo. A Nike é fornecedora de material da CBF desde 1996. Com o novo contrato, garante a estadia na camisa da seleção nas próximas quatro Copas do Mundo.
Nike
& Brasil
31/08/2024 — Em um período de três meses, a Nike somou quase R$ 1 bilhão em vendas no Brasil. No segundo trimestre de 2024, a Físia, distribuidora da marca esportiva americana no país, registrou R$ 990,6 milhões de receita líquida. O resultado representa crescimento de 9,3% em relação ao mesmo intervalo do ano passado. Entretanto, a empresa captou R$ 300 milhões em junho para pagar dívidas. A Físia, dona da rede multicanal de artigos esportivos Centauro, explica em comunicado que apresentou expansão de margem bruta em +2,7 % em relação segundo trimestre de 2023 e +0,6% na comparação com primeiro trimestre de 2024. Em relação ao segundo trimestre de 2023, o canal digital do grupo cresceu 10,9%.
Fundação
NIKE, INC foi fundada em 1948, na cidade de Beaverton, Estado do Oregon, Estados Unidos. A empresa tirou o nome da deusa grega da vitória, Nice. O famoso logotipo é um desenho gráfico criado pela Carolyn Davidson em 1971 e vendido por apenas trinta e cinco dólares. O fundador Philip Knigth queria um logo que representasse um aspecto de velocidade, a asa da deusa grega da vitória. Com o tempo, a Nike se tornou uma das maiores produtoras de calçados, roupas e acessórios esportivos do mundo. Entre os craques do futebol que patrocina estão o brasileiro Neymar Júnior e o português Cristiano Ronaldo. Entre as equipes, destacam-se o Barcelona e o Paris Saint Germain. Entre as seleções, estão a do Brasil e a da França. Em 2022, a empresa teve um faturamento superior a US$ 46,7bilhões.