14/10/2024 — A Adidas apresentou o Adizero Drive RC, um tênis que combina tecnologia com um preço mais acessível. O modelo custa R$ 899,99. Foi enviado inicialmente para lojas especializadas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. O novo tênis incorpora tecnologias inovadoras para aprimorar a experiência dos corredores.
Destaca-se o sistema Energy Rods 2.0, que consiste em hastes de fibra de vidro integradas na entressola do tênis. Esse sistema oferece uma transição suave do calcanhar para os dedos dos pés e um eficiente retorno de energia. A característica é comparável a equipamentos que possuem placas de carbono e aumenta potencialmente a eficácia das corridas. Além disso, o tênis é equipado com duas camadas de EVA de alta performance, conhecidas como Lightstrike. Essas camadas otimizam a impulsão e a dinâmica da corrida.
Adidas &
Estados Unidos
03/08/2024 — A Adidas declarou que o volume de negócios nos Estados Unidos, excluindo as vendas da marca Yeezy do rapper Kanye West, aumentou no segundo trimestre na comparação com o mesmo período do ano passado. Esse desempenho recebeu o impulso do crescimento das vendas no atacado e no varejo. Incluindo a linha Yeezy, o volume de negócios em solo americano, o segundo maior mercado da marca esportiva depois da Europa, caiu 8%: 1,3 bilhão de euros no período de abril a junho. Como se sabe, a Adidas travou um embate com o Kanie West, o que levou ao declínio das vendas da linha. Por outro lado, o volume de negócios trimestrais na Europa aumentou 19%. De um 1,6 bilhão de euros em 2023 subiu para 1,9 bilhão em 2024.
Fundação
Fundada originalmente em julho de 1924 com o nome de Indústria de Calçados Irmãos Dassler, rebatizou-se como Adidas no dia 18 de agosto de 1949. O fundador Adolf Dassler começou a produzir sapatos nos fundos da casa da mãe, na cidade de Herzogenaurach, no Estado da Baviera, Alemanha. Depois, o irmão dele, Rudolf Dassler, se juntou ao negócio, que prosperou. Em 1936, nos Jogos Olímpicos de Berlim, os irmãos convenceram o atleta americano Jesse Owens a usar um par de sapatos esportivos. O americano ganhou quatro medalhas de ouro e apresentou para o mundo o produto dos irmãos Dassler. Os irmãos brigaram em 1947, o que determinou a separação, com o Rudolf criando a Puma.
Adolf, por sua vez, dois anos depois, rebatizou a sua fábrica com o nome “Adidas”. A empresa se tornaria uma das mais importantes patrocinadoras dos esportes em todo o mundo. Em 1987, após a morte do filho do fundador, a empresa foi comprada pelo empresário francês Bernard Tapie. Enfiado em dívidas, o empresário teve de ceder, em 1992, o negócio a um grande banco francês. Em 1993, o controle acionário transferiu-se para o milionário Robert Louis-Dreyfus, presidente do clube de futebol Olympique de Marselha. Assim, o poderio da Adidas foi recuperado. O grupo conta com mais de cinquenta mil empregados em todo o mundo. Entre os maiores clubes, patrocina o Real Madrid e o Bayern de Munique. Entre os jogadores, tem contrato com o Lionel Messi. Entre as seleções, patrocina a Alemanha e a Argentina.