paul erdmann1Erdman

PAUL EMIL ERDMAN nasceu no dia 19 de maio de 1932, na cidade de Strafford, Província de Ontário, Canadá. Morreu no dia 23 de abril de 2007, na cidade de Healdsburg, Estado da Califórnia, Estados Unidos. Formou-se em economia na Universidade de Georgetown e recebeu o título de doutor na Universidade de Basel, Suíça. Depois disso, trabalhou como analista financeiro da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço. Entre 1959 e 1961, esteve num cargo importante no Instituto de Pesquisas Econômicas de Stanford, no Estado da Califórnia.

Voltou para a Suíça em 1965 para fundar o primeiro banco privado do país. Não se deu bem. O banco entrou em colapso em 1970 por causa de contratos especulativos com cacau e prata. Em 1973, um tribunal suíço o condenou a nove anos de prisão por fraude financeira. Durante a prisão, resolveu aproveitar o  tempo e o conhecimento para escrever romances baseados em tendências e finanças internacionais. O primeiro livro, “A Coisa Certa do Bilhão de Dólares”, lançado em 1974, chegou a ganhar prêmios nos Estados Unidos. É considerado o fundador do gênero “ficção financeira”, que chamava, carinhosamente, de “fi-fi”. O sucesso o incentivou a escrever mais.

Seguiram-se as obras “Os Ursos de Prata”, de 1974, “Os Últimos Dias da América”, de 1981, e “O Palácio”, de 1987. Esta última foi publicada no Brasil em 1989 pela Editora Globo. Nela, o autor criou dois personagens fascinantes: Danny Lehman, que sonha construir na cidade de Atlantic City o maior cassino do mundo, e a sedutora Sandra Lee, apaixonadíssima por dinheiro e por literatura russa. O livro “Ursos de Prata” serviu de base para o roteiro do filme “O Banco dos Trapaceiros”, lançado em 1977, com o Michael Caine e a Cybill Shepperd nos papéis centrais. Na trama, o assistente financeiro Doc Fletcher é enviado por um grande mafioso à Suíça para comprar um banco. Objetivo: criar facilidades para a lavagem do dinheiro proveniente do crime.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados